Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlanOliveiraMoreno_tcc.pdf816,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade da informação contábil : uma investigação quanto ao conservadorismo contábil decorrente da normatização contábil sobre ativos biológicos
Autor(es): Moreno, Alan Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Demonstrações contábeis
Informação contábil
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Nov-2019
Referência: MORENO, Alan Oliveira. Qualidade da informação contábil: uma investigação quanto ao conservadorismo contábil decorrente da normatização contábil sobre ativos biológicos. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A contabilidade tem a função fundamental na sociedade de fornecer informação para a tomada de decisão dos agentes econômicos internos e externos as empresas. A crescente complexidade das transações econômicas e a aproximação dos mercados, gerada pela informatização, originaram a necessidade de normas contábeis internacionalmente convergentes e consistentes, que reduzissem o grau de assimetria informacional entre os diversos agentes econômicos. A partir de grandes escândalos como o da Enron, em 2001, e crises como a quebra da bolsa de Nova York em 1929, a qualidade da informação contábil se tornou uma prioridade mundial. Um dos proxies de mensuração da qualidade da informação contábil é o conservadorismo condicional, que é o reconhecimento assimétrico sobre das perdas em detrimentos dos ganhos. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos do conservadorismo condicional sobre as demonstrações contábeis, sua mensuração e seu impacto sobre os ativos biológicos. A hipótese de pesquisa é a de que o conservadorismo condicional nos lucros divulgados pelas companhias que negociam suas ações na B3 aumentou após vigência do CPC 29. A amostra selecionada foi de 280 empresas cotadas na B3, entre 2008 e 2016. Foram realizadas estimações de regressões com dados em painel balanceados (panel data). As variáveis de interesse que mensuravam as variações no nível de conservadorismo condicional não apresentaram significância estatística. A partir dos resultados encontrados pode-se rejeitar a hipótese da pesquisa , o que leva consequentemente a aceitação da hipótese alternativa de que o grau de conservadorismo condicional das empresas que negociam suas ações na B3 não sofreu alterações significativas após vigência do CPC 29.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons