Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCarolinaAlencarDosSantos_tcc.pdf3,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo bibliográfico sobre a sequência didática no ensino da leitura e escrita
Autor(es): Santos, Ana Carolina Alencar dos
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Didática
Alfabetização
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 6-Nov-2019
Referência: SANTOS, Ana Carolina Alencar dos. Um estudo bibliográfico sobre a sequência didática no ensino da leitura e escrita. 2019. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho examina os principais traços sobre esta metodologia didático-pedagógica na alfabetização dos estudantes dos anos iniciais. Analisar as motivações e os impactos que esse método causa na alfabetização. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório que visa levantamento e análise bibliográfica de artigos científicos e utilizando-se da base de dados do CEALE – Centro de Estudos em Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais e os cadernos que existem no Pacto Nacional pela idade certa (PNAIC). Baseou-se ainda em um documento de tamanha importância que é o Currículo em Movimento do Distrito Federal, já que o estudo foi feito baseado no ensino dessa cidade (BRASÍLIA). Dessa maneira o presente estudo teve como finalidade mostrar a relevância da sequência didática, principalmente na alfabetização, que bem ministrada pelo o professor pode ter como vários pontos positivos ao ensino e aprendizagem dos estudantes e auxiliar os professores na elaboração de suas atividades propostas para serem feitas em sala de aula.
Abstract: The present work examines the main traces about this didactic-pedagogical methodology in literacy of the students of the initial years. Analyze the motivations and the impacts that this methods causes in literacy. This was a qualitative, exploratory research that aims to collect and analyze bibliographical of scientific articles and using the database of the CEALE – Center for Studies in Literacy, Reading and Writing of the Federal University of Minas Gerais and the notebooks that exist on the Nacional Pact for the rigth age (PNAIC). It was also based, on a document of such importance, that is the Curriculum in Motion of the Distrito Federal, since the study was made based on the teaching of that city (BRASÍLIA). Thus, the presente study had the purpose of showing the importancy of the didactic sequence, mainly in the literacy, but that well ministered by the teacher, can have as several positives points to the teaching and learning of the students and auxiliary the teachers in the elaboration of their proposed activities to be made in classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons