Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GuilhermeBrazDeOliveira_tcc.pdf421,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Baltasar da Lomba : estudo de caso sobre sodomia durante a Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil (séc. XVI)
Autor(es): Oliveira, Guilherme Braz de
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Inquisição
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Comportamento sexual
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 7-Nov-2019
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Braz de. Baltasar da Lomba: estudo de caso sobre sodomia durante a Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil (séc. XVI). 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo de caso se dedicou à análise do processo movido contra Baltasar da Lomba pelo crime de sodomia. Visamos uma investigação sobre sentidos e noções deste pecado/crime/heresia durante a Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil e, para tanto, analisamos a prática inquisitorial, os relatos dos envolvidos e, em especial, a narrativa produzida pelo réu, de modo a entender como foi possível que escapasse da pena capital. Identificamos um alargamento do conceito de sodomia, que não se referia somente ao sexo anal, mas a um conjunto de práticas e comportamentos que, por serem dissonantes dos discursos da igreja e da monarquia portuguesa, perturbavam aspectos mais básicos da sociedade colonial no que se referia à masculinidade. Discutimos também a pertinência da correspondência entre sodomia e homossexualidade, em observância às percepções daqueles sujeitos e as implicações desta correlação para o caso estudado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons