Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BarbaraMariaFonsecaDeFarias_tcc.pdf423,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de confiabilidade dos usuários de informação nas notícias e nas fontes
Autor(es): Farias, Bárbara Maria Fonseca de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Informação contábil
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: FARIAS, Bárbara Maria Fonseca de. Análise de confiabilidade dos usuários de informação nas notícias e nas fontes. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O propósito deste trabalho é analisar a confiabilidade dos usuários de informação nas notícias e as diferentes fontes de informação. Para isso, (1) foi necessário verificar os pontos importantes que devem conter em uma informação, (2) o que seria uma fonte de qualidade, (3) e o conflito que está ocorrendo entre uma notícia de uma fonte impressa e da rede social. Para isto foram aplicados diferentes tipos de questionários, onde a única diferença correspondia a fonte de informação, já que cada tipo trazia uma diferente fonte: Valor Econômico, Facebook, Wikipédia, Fipecafi, Sputnik Brasil, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI), Folha de S. Paulo e The New York Times. Concluiu-se que os usuários estão mais questionadores, pelo fato dos dados terem uma concentração maior no âmbito da não confiabilidade; porém, as fontes como The New York Times, Valor Econômico, Folha de S. Paulo, ou seja, os mais institucionalizados na transmissão da notícia obtiveram resultados mais favoráveis em comparação com os outros na análise dos resultados. O trabalho permite então concluir que a confiabilidade da informação pode ser relevante para o processo decisório do usuário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons