Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Orrú, Sílvia Ester | - |
dc.contributor.author | Andrade, Marisa Soares | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Marisa Soares. Crenças e anseios de um educador no processo inclusivo de alunos com paralisia cerebral. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A educação inclusiva tornou-se a mais recente maneira de se discutir educação como direito de todos diante os documentos, declarações e proposições legais que se refiram a essa questão. Discute-se também a inclusão escolar desses alunos com necessidade educacional especial (NEE) no que diz respeito ao ensino regular. Diante os fatos, a presente pesquisa objetivou conhecer as crenças e os anseios dos educadores frente ao trabalho de inclusão de alunos com paralisia cerebral na rede de ensino regular no município de Timóteo-MG. Desenvolveu-se, inicialmente expondo relatos em linhas que margeiam as questões referentes às crianças com necessidades educacionais especiais provenientes da paralisia cerebral, seguindo com descrições legislativas sobre o assunto. O trabalho relata o histórico do contexto da inclusão escolar, embasando na teoria de Vigotski. Para o desenvolvimento metodológico, baseou-se em um estudo qualitativo, no qual foi possível fazer um levantamento dos anseios e concepções dos professores que se encontram inseridos nesse contexto educacional. Para que a pesquisa se concretizasse, lançou-se mão de um questionário contemplando 15 (quinze) questões as quais abrangeu informações pessoais, bem como relativas à prática educativa. Diante os resultados obtidos proporcionados pela compilação dos dados do questionário, percebeu-se que os professores anseiam e criam expectativas referentes às diversidades e peculiaridades dos alunos especiais, fato esse que se afirma diante literaturas diversas. Dessa forma, concluiu-se sobre a necessidade do constante aprimoramento teórico/técnico por parte dos educadores, bem como a adequação da realidade escolar para a inclusão dessa clientela. Não bastando apenas matricular esses alunos no ensino regular sem oferecê-los educação de qualidade, visto que os profissionais que estarão frente a essa proposta ainda se encontram despreparados para tal prática pedagógica. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Paralisia cerebral nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Ensino - legislação | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência | en |
dc.title | Crenças e anseios de um educador no processo inclusivo de alunos com paralisia cerebral | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T15:03:20Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T15:03:20Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T15:03:20Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2268 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2268 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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