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dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorSantos, Joselena Patrício da Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Joselena Patrício da Silva. A atuação de educadores sociais no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do Distrito Federal. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a atuação dos educadores sociais voluntários no acompanhamento de alunos com deficiência visual incluídos nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos específicos, foram elencados os seguintes: a) identificar o perfil dos profissionais que atuam no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental; b) conhecer a perspectiva destes profissionais sobre a inclusão escolar e a organização do atendimento especializado; c) verificar a atuação dos educadores sociais voluntários e os desafios no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou os seguintes instrumentos para reunião dos dados: questionário de perfil, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Participaram da pesquisa cinco sujeitos: dois professores que atuam na sala de aula regular, uma professora itinerante que atua em sala de recursos e dois educadores sociais voluntários. Observou-se que o Programa Educador Social Voluntário se apresentou como uma ação de apoio aos estudantes da educação especial incluídos nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal. No entanto, a formação prevista nas normativas do programa não tem acontecido, o que compromete a atuação dos educadores sociais voluntários com os estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão), uma vez que os mesmos não apresentaram conhecimento sobre as necessidades educacionais específicas desse alunado e de recursos e serviços de acessibilidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleA atuação de educadores sociais no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T14:43:58Z-
dc.date.available2019-11-12T14:43:58Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22700-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work evaluated the procedure of Volunteer Social Educator, a program managed by Regional Education Coordination from Government of Distrito Federal, under the thematic of inclusion of students with visual impairments in regular school classrooms. The experience lived through participant observation in a regular school that receives the social educator's volunteers to accompany students with visual impairment motivated the execution of this work, compelling the study and understanding of the federal and district laws that assert the rights in the educational service. The Volunteer Social Educator Program and the acting of its executors in the monitoring and support of visually impaired students were studied through observation in the school environment with field diary, semi-structured interviews with teachers and educators volunteers, documental analysis and verification of their daily performance. These procedures made it possible to understand how the social volunteer educator works in the process of including students with visual impairment and their contribution to teaching and learning in a public school in the Distrito Federal. It was observed the relevance and importance of the program, the shortcomings that it has and the requirement to think about strategies that can improve its acting in teaching and learning of students with visual impairment.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22700pt_BR
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