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Título: Projetos universais de difusão do conhecimento : da utopia à realidade na era digital
Autor(es): Cardoso, Camila Cirino
Orientador(es): Juvêncio, Carlos Henrique
Assunto: Bibliotecas - história
Internet
Data de apresentação: 15-Ago-2016
Data de publicação: 18-Nov-2019
Referência: CARDOSO, Camila Cirino. Projetos universais de difusão do conhecimento: da utopia à realidade na era digital. 2016. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Para a realização desta pesquisa foi feita uma revisão de literatura acerca dos conceitos principais relativos à ideia do acúmulo e difusão do conhecimento universal. Explora os conceitos de biblioteca e universalismo, a fim de compreender o conceito central do trabalho: a biblioteca universal e os principais projetos de difusão do conhecimento universal. Trata-se de uma pesquisa documental descritiva com análise qualitativa, que utilizou como base, obras de autores como Martins (1957), Battles (2003) e Milanesi (2002), para descrever tais propostas ao perpassar pela origem, características e desenvolvimento ao longo da existência das mesmas. Traça a evolução histórica das bibliotecas, abrangendo tais instituições na Antiguidade, Idade Média e Atualidade. Busca analisar o enquadramento da internet como um projeto universal de difusão do conhecimento, partindo do princípio que ela é hoje o local escolhido para o armazenamento e disseminação da informação. Apresenta um breve histórico da internet, passando pela ideia do hipertexto e do surgimento da World Wide Web até chegar nas inciativas e projetos de digitalização do conhecimento. Reflete sobre os avanços e obstáculos ainda enfrentados na busca pela idealizada aspiração de compilar a totalidade do conhecimento da humanidade, em um só ambiente, para o acesso livre e universal. Conclui que o conceito de biblioteca universal diverge do que se tem como biblioteca ideal atualmente, no sentido de que enquanto a primeira pretende abranger todo o conhecimento possível sem critério, a última serve como mediadora dentro do universo da informação ao selecionar e fornecer o melhor material possível. Ao comparar a internet com esse conceito universal, conclui-se que o ciberespaço pode ser considerado o mais próximo que até então se chegou do projeto ideal de difusão universal do conhecimento.
Abstract: For the realization of this research, a literature review about the main concepts relative to the idea of accumulation and diffusion of universal knowledge was made. It approaches the library and universalism concepts to comprehend the central concept of the work: the universal library. In a broader sense, that goes beyond the scope of libraries, it explores the main projects of universal knowledge diffusion. Based on the bibliography research realized, supported by works from authors such as Martins (1957), Battles (2003) and Milanesi (2002), it describes such proposals tackling their origin, characteristics and development over their existence. Traces the historical evolution of libraries, covering these institutions in Ancient times, Medieval Ages and Modern times. Seeks to analyze the framework of internet as a universal project of knowledge diffusion, starting on the principle that it is today the chosen spot for storage and dissemination of information. Presents a brief historic of the internet, passing through the idea of hypertext and the birth of the World Wide Web until the initiatives and projects of digital knowledge. Reflects about the advances and obstacles still faced in the search of an ideal aspiration to compile the totality of human knowledge, in only one medium, for free and universal access. As a conclusion, it can be perceived that the concept of a universal library diverges from what we currently have as an ideal library, in the sense that while the first one aims to include all possible knowledge without criteria, the last one serves as mediator inside the universe of information when selecting and providing the best material possible. When comparing the internet with this universal concept, it is agreed that cyberspace can be considered the closest to what would be the ideal project of diffusion of universal knowledge.
Résumé: Cette recherche se développe à partir d'une revue de publications existantes autour des concepts fondamentaux liés à l'idée d'accumulation et de diffusion de la connaissance universelle. On analyse ici les concepts de bibliothèque et d'universalisme afin de mieux comprendre le concept-clé de ce mémoire, à savoir celui de bibliothèque universelle. Partant d'une perspective plus large et se transposant au delà du seul domaine des bibliothèques, on examine les principaux projets de diffusion de la connaissance universelle. À partir d'une recherche bibliographique et ayant comme cadre conceptuel les ouvrages d'auteurs comme Martins (1957), Battles (2003) et Milanesi (2002), nous décrivons ces diverses propositions depuis leurs origines et leurs caractéristiques jusqu'à leur développement tout au long de leurs existence. On examine l'évolution historique des bibliothèques en analysant ces dernières pendant l'Antiquité, le Moyen-âge ainsi que dans la période contemporaine. Nous cherchons à analyser la perception de l'Internet en tant que projet universel de diffusion de la connaissance, partant du principe qu'elle est de nos jours le lieu choisi pour le stockage et pour la dissémination de l'information. Nous présentons un bref historique de l'Internet, passant par l'idée d'hypertexte et des débuts de la World Wide Web jusqu'aux initiatives et projets de numérisation de la connaissance. Nous réfléchissons aux avancées et aux obstacles posés à l'aspiration idéalisée d'une compilation de la totalité de la connaissance humaine, dans un seul lieu, pour un accès libre et universel. Pour conclure, nous constatons que le concept de bibliothèque universelle diverge de celui que nous avons actuellement de bibliothèque idéale. Alors que la première vise à couvrir toute la connaissance possible et ce sans critères, cette dernière sert de médiatrice dans l'univers de l'information en sélectionnant et en fournissant le meilleur matériel possible. Quand nous comparons l'Internet à ce concept universel, nous arrivons à la conclusion que le cyberespace pourrait être considéré comme le plus proche que nous n'avons jamais été du projet idéal de diffusion universelle de la connaissance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.
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