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Título: Tesauros de cervejas artesanais
Autor(es): Santos, Layla Alexandrina Barboza dos
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Linguagens documentárias
Tesauros
Data de apresentação: 24-Ago-2018
Data de publicação: 19-Nov-2019
Referência: SANTOS, Layla Alexandrina Barboza dos. Tesauros de cervejas artesanais. 2018. 125 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A cerveja é uma bebida produzida e consumida em grande escala por todo o mundo, ao longo dos anos a cultura cervejeira vem se inovando e se reinventando, fazendo com que seus apreciadores fiquem cada vez mais exigentes. Infelizmente para essas pessoas algumas marcas mais populares acabaram ficando massificadas, o resultado foi a produção de uma cerveja mais leve, menos encorpada e amarga, o que não agradou. Originando assim um novo tipo de cerveja – a artesanal. Está presente no mercado brasileiro de cervejas, então, três tipos: a comercial, produzidas em larga escala e industrialmente; a especial, que são rótulos premium das cervejas tradicionais; e, por fim, a artesanal, que tem chamado atenção do consumidor, com fabricação mais caseira, geralmente em microcervejarias, valorizam os ingredientes e a receita da fabricação. O tesauro foi criado com o objetivo de controlar os termos utilizados no processo de indexação e facilitar a recuperação da informação relacionada ao mundo cervejeiro. Serão abordados ainda as linguagens documentárias e suas vertentes. Acerca do conceito Tesauro, será abordado sua importância e evolução até os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs). Sugere procedimentos metodológicos utilizados para a construção do Tesauro de Cervejas, do mesmo modo que a seleção da fonte, o público-alvo, Software selecionado, normalização e organização dos termos. O tesauro possui ao todo 233 termos e 10 categorias, que englobam cervejas de diversos lugares do mundo, suas famílias, processo de criação, as principais celebrações e pessoas envolvidas.
Abstract: Beer is a drink produced and consumed on a large scale throughout the world, over the years a brewing culture has been innovating and reinventing itself, making consumers more and more demanding. In case some more popular brands ended up being massed, the result was a lighter beer, less full-bodied and bitter, which did not please. Originating a new type of beer - a craft. It is present in the Brazilian market of beers, then, three types: a commercial, produced in large scale and industrially; a special, which are premium beer labels; and finally, a handcrafted, which has rated the consumer's attention, with the most homemade driving, especially in microbreweries, value the ingredients and a manufacturing revenue. The thesaurus was created with the purpose of controlling the terms in the indexing process and facilitating the retrieval of information to the brewing world. They will be approached as documentary languages and their aspects. About the Thesaurus concept, its importance and evolution will be addressed to the Knowledge Organization Systems (SOCs). It suggests the methodological procedures for the construction of the Beer Thesaurus, in the same way as the selection of the source, the target audience, selected software, normalization and organization of the terms. The thesaurus has 226 terms and 10 categories, which include beers from around the world, their families, the breeding process, the main celebrations and the people involved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
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