Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodrigoSimoesDeCarvalhoCosta_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Blogueiros Fitness e YouTube : uma análise de conteúdo
Autor(es): Costa, Rodrigo Simões de Carvalho
Orientador(es): Feres Neto, Alfredo
Assunto: Estilo de vida
Redes sociais on-line
YouTube (Site de vídeos)
Influenciadores digitais
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: COSTA, Rodrigo Simões de Carvalho. Blogueiros Fitness e YouTube: uma análise de conteúdo. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Diversos escândalos já foram evidenciados quanto ao exercício ilegal da profissão relacionados à Educação Física. A maioria sendo atribuída aos ditos “blogueiros fitness” sem formação na área e que possuem uma enorme abrangência devido a suas redes sociais com milhares ou até milhões de inscritos. Sendo assim, de que forma é moldada a “identidade fitness” na plataforma de vídeos YouTube e como se dá a relação entre o profissional de Educação Física e esse conteúdo? Este estudo tem como objetivo verificar como se dá essa interação com o universo fitness através das mídias sociais, mais particularmente, o YouTube. Além disso, busca-se compreender se este novo universo dos blogueiros fitness abre um novo campo de atuação para profissionais de outras áreas, evidenciar quais elementos grandes canais fitness têm em comum, e servir como base para profissionais da Educação Física que têm interesse em trabalhar na área voltada para o contexto das mídias. A análise de conteúdo foi a metodologia escolhida para o estudo. 5 grandes canais (número de inscritos superiores a 400.000 pessoas) da plataforma de vídeos YouTube, cujo tema esteja relacionado à saúde e fitness , foram selecionados e, em cada um deles, analisados os 5 vídeos mais populares (com o maior número de visualizações), totalizando 25 vídeos. Foi possível identificar entre os canais escolhidos, diversas semelhanças e padrões. A apresentação de pessoas praticando atividades físicas nas thumbnails dos vídeos, além de vídeos com conteúdos extremamente motivacionais ou inspiracionais, são algumas das características em comum dos canais, revelando e promovendo um estilo de vida que é de bastante interesse para os gestores dos canais e para o mercado que gira em torno da mídia social. Esta monografia apresenta-se como ponto inicial para o desenvolvimento de estudos voltados para a compreensão da relação entre o fitness e as redes/mídias sociais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons