Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22837
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DannielLuizAlvesDaCosta_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Deuses por quem o juramento é recebido” : uma análise da batalha de canas e do tratado entre Anibal Barca e Filipe V da Macedonia
Autor(es): Costa, Danniel Luiz Alves da
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: História militar
História antiga
Guerra Púnica, 2., 218-201, A.C
Roma - história
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 4-Dez-2019
Referência: COSTA, Danniel Luiz Alves da. “Deuses por quem o juramento é recebido”: uma análise da batalha de canas e do tratado entre Anibal Barca e Filipe V da Macedonia. 2017. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Segunda Guerra Púnica (218 a.C - 201 a.C), conflito entre Cartago e Roma, apesar de muitas vezes ser considerado uma continuação da Primeira Guerra Púnica, possui características e protagonistas notoriamente diferentes, além de ter maior impacto na história romana e militar do que qualquer outra no período. É durante essa guerra que se torna notória a figura de Aníbal Barca, considerados por muitos como um dos maiores generais e estrategistas da história, conhecido posteriormente como Inimigo de Roma. Aníbal seria responsáveis por alguns dos feitos mais surpreendentes do período, entre eles a travessia dos Pirineus e dos Alpes com um exército, incluído elefantes de guerra. Responsável também pela maior sequência de derrotas da história da República Romana, culminando no massacre que seria a Batalha de Canas. Uma das consequências da derrota romana durante essa batalha seria a assinatura do tratado entre Aníbal e Filipe V da Macedônia, ao qual este trabalho pretende analisar. Através da análise dos conflitos anteriores a assinatura do tratado, do impacto que a Batalha de Canas obteve e do texto do tratado em si, este trabalho pretende tornar claro as motivações e desdobramentos da aliança entre esses grandes comandantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons