Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DennysdaSilvaReis.pdf4,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tradução : a retextura
Autor(es): Reis, Dennys da Silva
Orientador(es): Almeida Filho, Eclair Antônio
Assunto: Tradução e interpretação
Linguística textual
Textualidade (Linguística)
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: REIS, Dennys da Silva. Tradução: a retextura. 2011. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras - Tradução - Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este projeto é uma tentativa de desenvolver uma reflexão sobre a prática da tradução e a coerência textual na tradução: a retextualização ou retextura. Será, pois, uma tentativa de associação da teoria à prática. Além do mais, é de extrema relevância refletir sobre a prática da tradução e do conceito que temos de tal ato a fim de demonstrar quão fundamentais são essas reflexões para uma melhor prática tradutiva. O objetivo maior deste trabalho é demonstrar a aplicabilidade dos postulados teóricos da Linguística Textual para uma reflexão sobre a prática tradutiva definindo um conceito de “texto” que apreenda as especificidades da prática tradutória; investigando de que forma a coerência presente num texto de partida se apresenta no texto de chegada e contribuindo para uma prática tradutória atenta ao texto como unidade significativa em que se conjugam elementos morfossintáticos, semânticos e pragmáticos para a construção do sentido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras - Tradução, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Tradução - Francês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons