Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22860
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliaDeCastroFernandes_tcc.pdf681,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperação das ditaduras no cone sul : influências e troca de informações entre os militares
Autor(es): Fernandes, Natália de Castro
Orientador(es): Vidigal, Carlos Eduardo
Assunto: Ditadura e ditadores
América Latina
Segurança nacional
Data de apresentação: 12-Jul-2018
Data de publicação: 9-Dez-2019
Referência: FERNANDES, Natália de Castro. Cooperação das ditaduras no cone sul: influências e troca de informações entre os militares. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar a ação em conjunto entre as ditaduras militares no Cone Sul em vista da Ideologia da Doutrina de Segurança Nacional (DSN). Discorrendo sobre a importância da DSN para a formação dos militares latino-americanos e como eles passaram a se aproximar através dos treinamentos realizados nas escolas de guerra e com a assimilação da DSN. A formação dos órgãos de cooperação da América Latina e a sua participação no processo de formação das ditaduras, que surgiram durante as décadas de 1960 e 1970, também são vistos como aportes importantes para a ação em conjunto desses governos. Focando, por fim, na atuação final do Brasil nas últimas instâncias de cooperação das ditaduras, a sua atuação no Plano Condor e dos órgãos de inteligência ligados aos exércitos e a importância da atuação do Centro de Informações do Exterior (CIEX) para a ditadura brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons