Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelLimaMeirelesDeQueiroz_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHonor, André Cabral-
dc.contributor.authorQueiroz, Rafael Lima Meireles de-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Rafael Lima Meireles de. No rastro da tinta: representações demoníacas na Ordem Terceira Carmelita do Recife. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta monografia é realizar uma análise iconológica de três painéis alegóricos referentes à hagiografia de Santa Teresa d’Ávila, confeccionados por João de Deus e Sepúlveda para a Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife, no século XVIII. Estes painéis, quando analisados em conjunto, contam-nos uma história extremamente interessante acerca dos confrontos entre Santa Teresa e os demônios que a atormentaram em vida. A presente monografia, neste texto buscará compreender qual o papel desempenhado por essas pinturas, que apresentam retratos alegóricos de figuras demoníacas, na composição harmônica e divina do ambiente sacro. Para isto, perguntamo-nos quais as significações e utilizações práticas que tais representações podem assumir no momento de sua produção e até que medida elas se relacionam com o contexto histórico na qual estão inseridas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPintura de íconespt_BR
dc.subject.keywordArte barrocapt_BR
dc.subject.keywordArte sacrapt_BR
dc.subject.keywordSanta Teresa d’ Ávilapt_BR
dc.titleNo rastro da tinta : representações demoníacas na Ordem Terceira Carmelita do Recifept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T12:10:45Z-
dc.date.available2019-12-11T12:10:45Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22867-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aims to perform an iconological analysis of three allegorical panels related to the hagiography of Saint Teresa d’Ávila, made by João de Deus e Sepúlveda for the Church of the Third Order of Carmo of Recife, in the 18th century. These panels, when analyzed together, tell us an extremely interesting story about the confrontations between Saint Teresa and the demons that tormented her in life. This analysis seeks to explain the role played by the paintings that feature allegorical portrayals of demonic figures in the harmonic and divine composition of the sacred environment. To achieve this, we ask ourselves what are the meanings and practical uses that such representations can assume in the moment of their creation and to what extent they relate to the historical context in which they are inserted.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons