Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandoSantosSousa.pdf393,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Rosângela Azevedo-
dc.contributor.authorSousa, Fernando Santos-
dc.identifier.citationSOUSA, Fernando Santos. Gênero e trabalho pedagógico: o prisma do pedagogo homem nos anos de início da escolarização. 2011. 84 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO curso de Pedagogia possui, em sua história, a característica de ser uma área freqüentada basicamente por mulheres e associado aos papéis femininos. Vale lembrar que este espaço foi inicialmente ocupado por homens, onde somente eles estudavam e ensinava. Hoje em dia, de um modo geral, o pedagogo do sexo masculino vem enfrentando estranhamentos quando manifesta seu desejo de trabalhar com crianças dos anos de início da escolarização, o que os desmotiva, desencoraja e/ou os desqualificam a exercer a profissão dando aulas para crianças neste nível de ensino. Com base nisso, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal conhecer a percepção do pedagogo homem dentro de um universo marcado pela presença feminina. Procuramos analisar as dificuldades do pedagogo como homem em sua atuação profissional nos anos de início da escolarização, identificar se a questão do gênero masculino no curso de pedagogia gera discriminação e conhecer as aspirações do Pedagogo acerca da docência quando eles resolvem trabalhar neste nível de ensino. A pesquisa foi realizada, seguindo a abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com três pedagogos que exerceram ou exercem a ação educativa nos anos de início de escolarização e um pedagogo recém formado. Aplicamos também um questionário a 20 estudantes homens do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Os resultados desta pesquisa nos permite ver que ainda temos muito a caminhar até desconstruir preconceitos arraigados em nossa sociedade, entretanto, precisamos começar. Desde cedo à criança deve ter contato com a diversidade de gênero, isso irá contribuir na construção de sua personalidade preparando-a para respeitar o diferente. Os professores são os agentes que podem dar espaço a pluralidade e valorização das diferenças presentes dentro da escola. Para tanto, se faz necessário reflexões sobre práticas e trajetórias profissionais, ampliando saberes e construindo um espaço de discussão e reconstrução de significados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordDiscriminação de sexo no empregoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleGênero e trabalho pedagógico : o prisma do pedagogo homem nos anos de início da escolarizaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-06T11:16:10Z-
dc.date.available2012-01-06T11:16:10Z-
dc.date.issued2012-01-06T11:16:10Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2287-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The Faculty of Education has in its history, the characteristic of being an area frequented mostly by women and associated with feminine roles. Remember that this space was originally occupied by men, where only they studied and taught. Today, in general, the male teacher is facing strangely when expressed their desire to work with children from the early years of schooling, the disincentive that discourages and / or disqualify them to practice tutoring Children at this level of education. On this basis, the completion of course work is aimed at knowing the perception of the teacher man within a universe characterized by the presence of women. We tried to analyze the difficulties of the teacher as a man in his professional work in the early years of schooling, to identify whether the issue of male gender in pedagogy course amounts to discrimination and meet the aspirations of the pedagogue about teaching when they decide to work this level of education. The survey was conducted following a qualitative approach, we conducted interviews with three educators who engaged in or carry out educational activities in the early years of schooling and a newly trained teacher. We also applied a questionnaire to 20 male students of the Faculty of Education at the University of Brasilia. The results of this research allows us to see that we still have much to walk to deconstruct prejudices ingrained in our society, however, we must begin. From an early age the child should have contact with the diversity of gender, this will help in building his personality preparing it to meet the different. Teachers are the agents that can make room for diversity and valuing differences present within the school. To this end, it is necessary reflections on practices and career paths, expanding knowledge and building a space for discussion and reconstruction of meanings.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2287pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons