Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22897
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EduardoGabrielQueirozPalmeira_tcc.pdf5,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, André Camargo Thomé Maya-
dc.contributor.authorPalmeira, Eduardo Gabriel Queiroz-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Eduardo Gabriel Queiroz. Proposta de sistema de ensino do hiragana: aprendizado autônomo com o uso de livro didático ilustrado e aplicativo. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2018.pt_BR
dc.description.abstractUm dos motivos da língua japonesa ser tão difícil para os ocidentais aprenderem é porque ela possui três grafias. A primeira grafia a ser ensinada aos aprendizes, geralmente, é o hiragana. Após uma introdução inicial por parte do professor, o hiragana pode ser aprendido pelo aluno por meio de exercícios e prática. Porém, são gastas muitas horas dentro de sala de aula para essa atividade, a qual, com o apoio de um bom material didático, poderia ser feita de forma extraclasse e autônoma. No Brasil existem pouquíssimos materiais didáticos relacionados ao ensino do japonês em português. Desta forma, foi desenvolvido um sistema de ensino do hiragana representado em uma estrutura de livro didático e aplicativo para smartphone, que, juntos, proporcionam ao aprendiz iniciante de japonês a possibilidade de ter um estudo autônomo do sistema de escrita hiragana, de seu vocabulário inicial e da fonética dos fonemas japoneses, reduzindo, assim, a demanda desse aprendizado dentro de sala de aula e estimulando a autonomia. O trabalho sugeriu um sistema de ensino, no qual ocorre a combinação entre o essencial do modelo tradicional e as inovações possibilitadas pelas tecnologias, de modo a se utilizar da melhor forma os benefícios das duas abordagens. Além disso, a tecnologia agregou no projeto a possibilidade de influenciar positivamente a motivação dos alunos, propondo um processo de aprendizagem mais condizente com as características da cibercultura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordIlustraçãopt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.titleProposta de sistema de ensino do hiragana : aprendizado autônomo com o uso de livro didático ilustrado e aplicativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-13T15:09:47Z-
dc.date.available2020-01-13T15:09:47Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22897-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1One of the reasons why the Japanese language is so difficult for Westerners to learn is because it has three types of scripts. Hiragana is usually the first Japanese script taught to beginners. After a introductory presentation of the hiragana content by a teacher, the student can keep the learning process of this script through exercises and practice. However, many hours are spent inside the classroom for this activity. The autonomous learning could be facilitated by the use of a didactic material. In Brazil, there are very few didactic materials related to the Japanese language learning in Portuguese. Therefore, a hiragana teaching system represented in a didactic book structure together with an app for smartphone was developed for this study. Together, this learning tools give the beginner the possibility of having an autonomous study of the hiragana writing system, of its initial vocabulary and the phonetics of Japanese phonemes, thus reducing the demand for this learning within the classroom and stimulating autonomy. This study suggests a teaching system that combines the essential of the traditional model and the innovations made possible by the technologies, in order to make the best use of the benefits of the two approaches. In addition, the use of the technology for this study could influence the students’ motivation in a positive way, by proposing a learning process that relates with the characteristics of the cyber culture.pt_BR
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons