Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2291
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DucineiaSilvaNascimento.pdf257,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lugar da memória educativa na prática pedagógica
Autor(es): Nascimento, Ducinéia Silva
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Prática de ensino
Professores - formação
Psicanálise e educação
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: NASCIMENTO, Ducinéia Silva. O lugar da memória educativa na prática pedagógica. 2011. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho trata da relevância da memória educativa na prática pedagógica, buscando compreender o ambiente escolar como espaço de subjetivação na constituição do sujeito. A partir de um olhar da psicanálise, ressalta se a relevância de se analisar as marcas inscritas no sujeito docente, compreendidas nas dimensões consciente/inconsciente. Como as experiências marcantes vividas em sua época como aluno podem afetar a sua atuação profissional. O trabalho trata da prática pedagógica, versando sobre sua evolução histórica e suas tendências. Expõe um estudo de caso como forma de identificar a relação entre memória educativa e prática do educador. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The text refers about educational memory in the pedagogic practice, trying to understand the ambient school like a space of subjectification in the subject construction. From the point of psychoanalysis, this one emphasizes the importance to analyze the marks entered in subect teaching, including dimensions in conscious/unconscious in size. How the significant experiences that happened in his student life may affect in your professional performance. It refers to teaching practice, talking about your historic evolution and your tendencies. Shows a study of a case like a way to identify the relation between educational memory and the educator practice
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons