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Título: Análise multicritério na viabilidade ambiental no estudo de traçado da ferrovia transcontinental - EF - 354 trecho Lucas do Rio Verde/MT- Vilhena/RO
Autor(es): Sá, Laynara Oliveira de
Orientador(es): Cicerelli, Rejane Ennes
Assunto: Ferrovias
Meio ambiente
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 22-Dez-2016
Data de publicação: 15-Jan-2020
Referência: SÁ, Laynara Oliveira de. Análise multicritério na viabilidade ambiental no estudo de traçado da ferrovia transcontinental - EF - 354 trecho Lucas do Rio Verde/MT- Vilhena/RO. 2016. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O transporte ferroviário brasileiro encontra-se em estágio de aprimoramento e constante expansão, enfrentando o desafio de manter as diretrizes de planejamento de novos traçados ferroviários como as mais modernas e corretas possíveis. Para auxílio na tomada de decisão frente às escolhas das melhores alternativas de traçados preliminares, o método AHP demonstra ser uma metodologia adequada. Este método consiste no pareamento de critérios e suas respectivas importâncias, atribuindo pesos a cada um, através da construção da matriz hierárquica. Para demonstrar com maior clareza e gerar traçados para analise, utiliza-se neste trabalho ferramentas de SIG, para auxílio na tomada de decisão. A área de estudo será um trecho da ferrovia do FICO, ou Ferrovia Transcontinental, onde o enfoque será a temática ambiental, que ganha cada vez mais espaço em estudos de planejamento de grandes empreendimentos, como o de um trecho ferroviário. O traçado gerado demonstrou-se com obstáculos relevantes para construção da linha férrea, como áreas restritivas ficaram muito próximas, constatando a necessidade de políticas públicas eficientes para adequação e continuidade nas etapas seguintes.
Abstract: The Brazilian railroad is in a stage of improvement and constant expansion, facing the challenge of maintaining the planning guidelines for new railroad tracks as the most modern and correct as possible. In order to assist in decision-making regarding the choice of the best alternatives for preliminary tracings, the multicriteria analysis method proves to be an adequate methodology. This method consists in the matching of criteria and their respective amounts, assigning weights to each one, through the construction of the hierarchical matrix. In order to demonstrate more clearly and generate tracings for analysis, GIS tools are used in this work to aid decision making. The study area will be a section of the FICO railroad, or Transcontinental Railroad, where the focus will be the environmental theme, which gains more and more space in planning studies of large enterprises, such as a railway stretch. The trajectory generated was shown to have significant obstacles to the construction of the railway, as restrictive areas were very close, noting the need for efficient public policies for adequacy and continuity in the following stages.
Résumé: Le transport ferroviaire du Brésil est en phase d'amélioration et en constante expansion, face au défi de maintenir les directrices de planification pour les nouveaux sillons ferroviaires comme le plus moderne et correcte possible. Pour faciliter la prise de décision en face des meilleures alternatives de routes préliminaires, l'analyse multicritères se révèle être une méthode appropriée. Cette méthode comporte des critères correspondant et leur importance en attribuant des poids à chacun, construisant ainsi la matrice hiérarchique. Pour démontrer manière plus claire et produire tracés pour l'analyse, est utilisé dans ce travail des outils de SIG pour aider à la prise de décision. L'aire d'étude sera un tronçon de chemin de fer de FICO, ou Ferroviaire Transcontinental, où l'accent sera mis sur les questions environnementales, qui gagne plus d'espace dans les études de planification des grandes entreprises, comme un tronçon de voie ferrée. La route indiqué est générée avec des obstacles pertinents à la construction des chemins de fer que les zones réglementées étaient très proches, notant la nécessité de politiques publiques efficaces pour l'adaptation et la continuité des étapes suivantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



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