Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HannaBeatrizDeMouraFrazao_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos de uma política de redução de consumo e reciclagem de papel na Universidade de Brasília
Autor(es): Frazão, Hanna Beatriz de Moura
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Resíduos sólidos
Reciclagem de papel
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Jan-2020
Referência: FRAZÃO, Hanna Beatriz de Moura. Impactos de uma política de redução de consumo e reciclagem de papel na Universidade de Brasília. 2016. xi, 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Visto que resíduo sólido é o produto do consumo de bens e serviços ambientais, percebe-se que sua acumulação acarreta problemas devido ao rápido crescimento econômico e demográfico. O padrão exagerado de produção e consumo e geração de resíduos, produz impactos ambientais e externalidades negativas, sendo falhas de mercado. Uma forma de corrigir falhas de mercado é a aplicação de Instrumentos de Incentivos Econômicos, que internaliza as externalidades. O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de papel do mundo e sua indústria produz impactos negativos desde a extração de recursos até a fabricação do produto final. Na Universidade de Brasília o papel é o material mais consumido em suas atividades. Em vista disso, o objetivo inicial do presente trabalho era propor um Instrumento de Incentivo Econômico que promovesse a mudança de comportamento institucional no que diz respeito ao consumo do papel, em que os recursos financeiros provenientes da redução do consumo pudessem ser reinvestidos em atividades acadêmicas. Mas, chegou-se a conclusão que a renda que seria gerada não despertaria o interesse para mudança de comportamento do indivíduo. Por conseguinte, o presente trabalho teve como objetivo final demonstrar a capacidade que a Universidade de Brasília tem de diminuir seus impactos ambientais diretos (reciclagem) e indiretos (cadeia de produção) a partir da redução do consumo do papel, mostrando que esses impactos ambientais gerados pelo consumo são muito maiores. Com isso, espera-se que a Universidade assuma a responsabilidade ambiental e social, adotando práticas sustentáveis. A aplicação de um Instrumento hoje, requereria não só a redução do papel, mas sim de uma combinação de itens (impacto financeiro). Vale a pena quantificar os impactos ambientais de outros itens para tornar mais atrativa uma proposta de incentivo. Uma forma de aproximar o custo financeiro do custo ambiental do papel seria internalizando as externalidades. O custo da resma aumentaria, logo aumentaria o potencial do incentivo. Ao final, são propostas algumas práticas visando a redução do consumo de papel, e consequentemente, a economia de recursos naturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons