Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuizFelipeSousaMeloVieira_tcc.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de otimização para distribuição de água por meio de caminhões
Autor(es): Vieira, Luiz Felipe Sousa Melo
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Operação Carro-Pipa (OCP)
Água - abastecimento
Engenharia de produção
Roteirização (Logística)
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jan-2020
Referência: VIEIRA, Luiz Felipe Sousa Melo. Modelo de otimização para distribuição de água por meio de caminhões. 2018. x, 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa trata da aplicação de conceitos de otimização pertencentes à área de Pesquisa Operacional, na busca pelas melhores rotas de caminhões-pipa que fazem o transporte emergencial de água para diversos pontos na Região Nordeste do Brasil. A distribuição realizada pela Operação Carro-Pipa é uma das medidas tomadas pelos entes públicos para mitigação dos efeitos da escassez de água na região do semiárido. A programação mensal da distribuição de água entre múltiplas origens e destinos é um dos desafios, os custos com a operação são crescentes e significativos. Este trabalho desenvolveu um modelo matemático, aplicado a um programa desenvolvido na linguagem Python, capaz de fornecer rotas otimizadas para a situação apresentada.
Abstract: The present research deals with the application of optimization concepts belonging to the area of Operational Research, in the search for the best routes for trucks that make the emergency transportation of water to several points in the Northeast Region of Brazil. The distribution is carried out by Operação Carro-Pipa, one of the measures that public entities of Brasil perform to mitigate the effects of water scarcity in the semi-arid region. Monthly scheduling of water distribution between multiple sources and destinations is one of the challenges, operating costs are increasing and significant. This work developed a mathematical model and applied it to a program, developed in the Python language, capable of providing optimized routes for the presented situation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons