Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MateusMelchiorMadeira_tcc.pdf48,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do método de inspeção para diagnóstico da conformidade da gestão de estoques e armazenagem no almoxarifado de medicamentos do HUB
Autor(es): Madeira, Mateus Melchior
Orientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Gestão de estoque
Controle de estoque
Procedimento operacional padrão
Almoxarifados
Hospitais universitários
Administração de materiais
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jan-2020
Referência: MADEIRA, Mateus Melchior. Aplicação do método de inspeção para diagnóstico da conformidade da gestão de estoques e armazenagem no almoxarifado de medicamentos do HUB. 2018. ix, 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Uma das formas de melhor obter resultados crescentes que sejam perceptíveis a uma organização em todos os níveis em que ela é estruturada é através de um bom gerenciamento de estoques. Gerenciar o estoque é, dentre outras funções, alinhar todas as suas entradas e saídas, tanto físicas quanto contábeis, de modo a aumentar os lucros visando uma minimização de custos. Entretanto, apenas gerenciar o estoque não é, necessariamente, o ponto chave para o sucesso e rápido crescimento econômico da organização. Saber manter os processos rodando conforme esperado é tarefa árdua e que demanda um alto grau de conhecimento para um gerenciamento realmente efetivo. Pensando nisso, surgiu a ideia de padronizar os processos que acontecem dentro de uma organização de modo a tornar os procedimentos viáveis de execução por quem quer que fosse o executor. Isso gera um alto nível de confiabilidade acerca daqueles processos, pois é praticamente certo que, independente de quem os execute, os resultados colhidos serão os mesmos. Tendo em vista o exposto, o presente trabalho visa a utilização de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) voltados para almoxarifados de hospitais, para adequar as atividades desempenhadas no almoxarifado de medicamentos do HUB, em forma de uma avaliação da conformidade por meio de inspeção por terceira parte, que possa entregar soluções que auxiliem a adequação, proporcionando uma gestão de estoques do almoxarifado que seja cada vez mais condizente com o que é encontrado em normas e regulamentações da saúde e de cunho hospitalar.
Abstract: One of the ways to get better results that are perceptible to an organization at all levels at which it is structured is through good inventory management. Managing inventory is, among other things, aligning all your inputs and outputs, both physical and accounting, to increase profits for cost minimization. However, only managing inventory is not necessarily the key to a company’s success and rapid economic increase. Knowing how to keep processes running as expected is an arduous task and requires a high degree of knowledge for effective management. With this in mind, the idea arose of standardizing the processes that take place within an organization in order to make procedures feasible for execution by whoever the executor is. This generates a high level of reliability about those processes, since it is practically certain that, no matter who executes them, the results will be the same. In view of the foregoing, this paper aims to use Standard Operating Procedures (SOPs) aimed at hospital warehouses to tailor the activities performed in the HUB medicine warehouse, in the form of a third party inspection assessment that can provide solutions that help the adequacy, providing inventory management of the warehouse that is increasingly consistent with what is found in healthy’s norms and regulamentarion hospital-like.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons