Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizaLacerdaDosSantos_tcc.pdf3,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Kikai : máquinas automáticas, identidade visual e melhoria da rotina
Autor(es): Santos, Luiza Lacerda dos
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Identidade visual
Micro e pequenas empresas
Design gráfico
Design de produtos
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jan-2020
Referência: SANTOS, Luiza Lacerda dos. Kikai: máquinas automáticas, identidade visual e melhoria da rotina. 2019. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este projeto tem o intuito de usar design para melhorar a rotina de trabalho, desenvolver objetos que suportem estas mudanças e criar um sistema de identidade visual para a Kikai. A Kikai é uma empresa que aluga máquinas automáticas de cápsulas, bolinhas e chicletes, que atua no Distrito Federal, e que ainda se encontra em seu período formativo. Este trabalho utilizou pesquisas secundárias, entrevistas, experimentação, geração de alternativas e desenvolvimento de modelos para aprimorar o funcionamento das máquinas, seu processo de manutenção, além de fornecer os elementos necessários ao desenvolvimento de uma identidade visual para a empresa. Foi possível chegar a algumas soluções finais, que envolvem design gráfico, design de produto e melhoria em algumas rotinas da empresa.
Abstract: This project aims to use design to improve the work routine, develop objects that support those changes and create a visual identity system for Kikai. Kikai is a company that rents vending machines of capsules, balls and chewing gum. It operates in the Federal District, and is still in its formative period. This study used secondary research, interviews, testing, alternative generation and models development to improve the functioning of the machines, their maintenance process and provide the necessary elements to develop a visual identity for the company. It was possible to come up with some solutions, which involve graphic design, product design and improvement in some of the company's routines.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons