Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasPereiraVizioli_tcc.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, Simone Borges Simão-
dc.contributor.authorVizioli, Lucas Pereira-
dc.identifier.citationVIZIOLI, Lucas Pereira. Análise do setor de pronto atendimento médico de um hospital: um estudo via princípios de lean healthcare. 2019. x, 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractReconhecido atualmente como uma filosofia de trabalho e não somente como uma metodologia destinada à redução de desperdícios, o pensamento enxuto, nascido na manufatura, vem conquistando cada vez mais espaço em diferentes áreas. O lean healhcare, nome dado a aplicações lean voltadas para a área da saúde, é capaz de, entre outros, reduzir custos e riscos e propiciar um aprimoramento na qualidade do atendimento. A pesquisa é exploratória, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e utilizou como técnicas de coleta de dados entrevistas e observação in loco. Considerado como a principal ferramenta para implementação de iniciativas lean no âmbito de ambientes hospitalares, o Mapa Fluxo de Valor foi utilizado para descrever o fluxo dos pacientes que fazem uso dos serviços do Pronto Atendimento Médico de uma Organização Militar de Saúde, localizada no Distrito Federal. A partir dos problemas identificados ao longo das entrevistas de mapeamento, foram recomendadas soluções que levaram em consideração diretrizes nacionais e internacionais com enfoque para a Padronização do Trabalho, método proposto para as atividades realizadas pelos médicos da instituição.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLean Healthcarept_BR
dc.subject.keywordHospitais - qualidade no atendimentopt_BR
dc.titleAnálise do setor de pronto atendimento médico de um hospital : um estudo via princípios de lean healthcarept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T12:34:22Z-
dc.date.available2020-02-11T12:34:22Z-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23097-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Identified nowadays as a philosophy and not only as a methodology for waste reduction, lean thinking was born out of manufacturing practices and has gained increasing recognition in different sectors. Lean healthcare, the name given to lean initiatives related to the health sector, may lead, among others, to the reduction of costs and risk, and to the improvement of the quality of healthcare assistance. This paper consists on an applied exploratory research with a qualitative approach, and the gathering of data encompassed interviews and observation in loco. Considered as the main tool used in the implementation of lean initiatives within hospital environments, the Value Stream Map was used to describe the patients flow at the Emergency Medical Service within a Military Health Organization, located in Brasília (Brazil). Based on the problems that were identified during the mapping interviews, several solutions were proposed, taking into consideration both the national and international guidelines, with a focus on Standardization of the Work for the activities performed by the physicians of the institution.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons