Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JuliannaCarvalhoSilva_tcc.pdf227,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do processamento auditivo em sujeitos monolíngues e bilíngues : testes TDD e SSW
Outros títulos: Evaluation of auditory processing in monolingual and bilingual subjects : TDD and SSW test
Autor(es): Silva, Julianna Carvalho
Orientador(es): Pereira, Valéria Reis do Canto
Assunto: Multilinguismo
Audição (Fisiologia)
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: SILVA, Julianna Carvalho. Avaliação do processamento auditivo em sujeitos monolíngues e bilíngues: testes TDD e SSW. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: OBJETIVO: avaliar e comparar o desempenho das habilidades auditivas em participantes bilíngues proficientes na Língua Inglesa e em participantes monolíngues falantes do Português Brasileiro, por meio dos testes de processamento TDD e SSW. METODOS: Foram avaliados 25 participantes com idade entre 19 a 41 (média 24 ± 5) anos, distribuídos em: Grupo Monolíngue (GM) composto por 14 participantes e o Grupo Bilíngue (GB) composto por 11 participantes. Foram aplicados os testes Dicótico de Dígitos (TDD), Escuta Dicótica de Dissílabos Alternados (SSW). RESULTADOS: No TDD observou-se diferença significante com melhores resultados para o GB na tarefa de escuta direcionada quando comparado intragrupos e intergrupos para orelha direita (OD). No teste SSW, quando comparado as condições intergrupos não houve predomínio dos grupos na análise intragrupos, houve diferença significante para ambos os grupos. Considerando o efeito auditivo na comparação intergrupos, o GM apresentou significância na OD e o GB na orelha esquerda (OE). Na comparação do efeito auditivo intragrupos, houve diferença significante para o GB na OE. No efeito de ordem do GM houve maiores valores para palavras baixo/alto. Entretanto, na comparação intergrupos, o GB apresentou melhores resultados para palavras alto/baixo. CONCLUSÃO: Participantes bilíngues apresentaram dominância hemisférica bilateral para os estímulos apresentados, melhor controle atencional, bem como das habilidades auditivas memória e figura-fundo. Foi possível observar, também, a vantagem da OD para participantes adultos.
Abstract: PURPOSE: to evaluate and compare the performance of auditory skills in bilingual participants proficient in the English Language and in monolingual speakers of Brazilian Portuguese, through TDD and SSW processing tests. METHODS: 25 participants aged 19 to 41 (mean 24 ± 5) years old were evaluated, distributed in: Monolingual Group (GM), composed of 14 participants and the Bilingual Group (GB) composed of 11 participants. Dichotic Digits (TDD), Alternate Dissyllable Dictation Listening (SSW) were applied. RESULTS: There was a significant difference in TDD with better results for GB in the task of direct listening when compared intragroups and intergroups for the right ear. In the SSW test, when the intergroup conditions were compared, there was no predominance of the groups; in the intragroup analysis, there was a significant difference for both groups. Considering the auditory effect in the intergroup comparison, GM presented significance in the OD and the GB in the left ear (OE). In the comparison of the intragroup effects, there was a significant difference for GB in OE. In the GM order effect there were higher values for low / high words. However, in the intergroup comparison, GB presented better results for high / low words. CONCLUSION: Bilingual participants presented bilateral hemispheric dominance for the presented stimuli, better attentional control, as well as memory and figure-background auditory skills. It was also possible to observe the advantage of OD for adult participants.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons