Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WillianSalesSoaresDosReis_tcc.pdf532,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A permanência dos costumes do Brasil Imperial representada nas personagens das narrativas do século XIX e XXI
Autor(es): Reis, William Sales Soares dos
Orientador(es): Ribeiro, Lúcia Helena Marques
Assunto: Classes sociais
Assis, Machado de, 1839-1908
Literatura brasileira
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: REIS, William Sales Soares dos. A permanência dos costumes do Brasil Imperial representada nas personagens das narrativas do século XIX e XXI. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a representação da figura do agregado em três romances de Machado de Assis, Iaiá Garcia, Casa Velha e Dom Casmurro, observando a permanência dos costumes do Brasil Imperial na contemporaneidade. Para tanto, será também analisado o filme brasileiro Que horas ela volta?. O filme apresenta uma família típica do Brasil do século XXI e o convívio de diferentes classes sociais no ambiente familiar. Ao analisar as obras, encontram-se semelhanças com temas e personagens da obra machadiana. Também é destacado as diferenças do paternalismo do século XIX e as relações pessoais do século XXI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons