Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelVelosoMendes_tcc.pdf759,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção textual e o gênero verbete na educação de jovens e adultos (EJA) : termos da educação financeira
Autor(es): Mendes, Rafael Veloso
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Produção textual
Gêneros textuais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua portuguesa - dicionários
Data de apresentação: 17-Dez-2018
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: MENDES, Rafael Veloso. Produção textual e o gênero verbete na educação de jovens e adultos (EJA): termos da educação financeira. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é direcionada à população que não conseguiu acompanhar ou concluir seus estudos no tempo regular de ensino. Esses jovens/adultos voltam à escola com o intuito de recuperar o tempo perdido, garantindo assim uma melhor inserção na sociedade. Nesse sentido, a EJA é uma modalidade de ensino que requer atenção especial por parte do sistema de ensino e, inserido nele, o professor de língua portuguesa. Com esses alunos, observa-se a dificuldade nos processos de leitura e escrita, por isso, este trabalho tem como objeto de estudo a produção textual do gênero verbete na educação de jovens e adultos. Entende-se por gênero textual “um texto materializado em situações comunicativas recorrentes”, conforme Marcuschi (2008, p. 155). Já verbete, é entendido como um “texto escrito que contém explicação de um conceito” (MATIAS, 2014, p. 39), sendo, geralmente, encontrado em dicionário, glossários e enciclopédias. A motivação para a realização desta pesquisa se deu com a necessidade de se trabalhar de forma diferente os diversos gêneros textuais na sala de aula. O objetivo da pesquisa é ensinar aos alunos dos 7º e 8º anos do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública localizada na Região Administrativa do Guará o que é um gênero textual, reconhecendo a aplicabilidade deles nos diferentes contextos; fornecer suporte para o aluno aprender a utilizar o dicionário, dessa forma, localizar determinado verbete que ali se encontra; trabalhar a criatividade do aluno ao solicitar que ele produza a definição de determinada palavra do mundo financeiro, uma vez que, nos deparamos todos os dias com palavras daquele mundo e muitas das vezes desconhecemos o seu significado; e confrontar sua produção, com o que está no glossário de termos financeiros elaborado pelo Banco Central do Brasil. Utilizou-se como base teórica os conceitos de gêneros proposto por Bakhtin (1997) e Marcuschi (2007, 2008). Empregou-se o método descritivo e pesquisa-ação, de modo que os percursos metodológicos foram: i) observação etnográfica nas aulas de língua portuguesa do CEF 08 das turmas de EJA; ii) aplicação de questionário sobre perspectivas pessoais e habilidades de escrita e leitura dos alunos da EJA; iii) regência de aulas com o tema “Gênero textual verbete”; iv) definição de verbetes do mundo financeiro pelos alunos; v) produção textual de tema e gênero livre contendo os verbetes escolhidos e vi) verificação de aprendizado por meio da epilinguística.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons