Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaGasparAlmeida_tcc.pdf558,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O romance Úrsula : observação e análise do retrato feminino em uma sociedade patriarcal do século xix
Autor(es): Almeida, Letícia Gaspar
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Úrsula (1859) - romance abolicionista
Reis, Maria Firmina dos, 1822-1917
Patriarcado
Feminismo
Mulheres na literatura
Feminismo e literatura
Mulheres - representações
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: ALMEIDA, Letícia Gaspar. O romance Úrsula: observação e análise do retrato feminino em uma sociedade patriarcal do século xix. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O seguinte trabalho tem por um dos objetivos estudar e compreender, por meio da análise da obra “Úrsula” de Maria Firmina dos Reis, quais foram as raízes do sistema patriarcal e de como ele teve e tem bastante influência na organização da sociedade, seja ela do século XIX, período em que a obra foi escrita, seja no século XXI. Outro objetivo desse projeto é mostrar como as mulheres e os negros sempre estiveram em uma posição de inferioridade na sociedade, através de análises das personagens femininas da obra, buscou-se trazer um problema antigo que afeta milhares de mulheres ao longo dos anos e de como essas mulheres não possuíam nenhum poder de fala, sempre tinha de ser submetidas ao poder masculino, visto que sempre vivemos em uma sociedade com organização patriarcal. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma pesquisa teórica, em que foram utilizados diversos embasamentos teóricos para explicar a pesquisa que está sendo apresentada. Um dos resultados encontrados foi que por meio de análises da obra e do contexto ao qual ela foi elaborada, vimos que a escrita de Maria Firmina era inovadora e de certa forma libertária, pois foi a primeira vez que as mulheres e os negros tiveram voz em uma obra daquele século, mas que apesar de toda a inovação, seu destino seria o mesmo. Conclui-se com este estudo que o sistema patriarcal instaurado há anos ainda perdura na sociedade e traz muitos problemas às mulheres, problemas esses como a violência, a falta de representatividade, a diferença social e até mesmo profissional. E um dos objetivos desse trabalho é fazer com que as pessoas pensem em formas e métodos de termos uma verdadeira igualdade de gêneros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons