Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CristianeDeCastroAlencar_tcc.pdf397,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O espelho de Machado de Assis : questões sobre a identidade e a personagem Jacobina
Autor(es): Alencar, Cristiane de Castro
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Literatura brasileira
Assis, Machado de, 1839-1908
Personagens literários
Contos
Psicologia social
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 2019
Referência: ALENCAR, Cristiane de Castro. O espelho de Machado de Assis: questões sobre a identidade e a personagem Jacobina. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa propõe investigar algumas características do gênero conto no Brasil (PARRINE, 2017; JUNQUEIRA, 2009), analisar o conto “O Espelho” de Machado de Assis (GLEDSON, 2006; PARRINE (2008), MONNERAT 2009) tendo como foco principal uma análise da personagem Jacobina a partir dos estudos sobre identidade na psicologia social (BERLATTO, 2009, CIAMPA, 2003, RICOEUR, 1991). A identidade de um indivíduo é construída socialmente ao longo de sua existência a partir das relações com o mundo no qual ele se insere. Contudo, também a partir desta relação ou na ausência dela, a identidade de um indivíduo pode ser desconstruída. No caso de Jacobina que na juventude fora alferes da guarda nacional, ele perde sua identidade a partir de um acontecimento na casa de sua tia. Jacobina fora trapaceado pelos escravos do sítio de sua tia que fugiram e com isto, viu-se completamente sozinho, isolado e desmoralizado pela fuga dos escravos. Ao olhar-se no espelho, Jacobina vê-se em uma imagem difusa, não consegue mais reconhecer-se e teme a solidão e a loucura. A partir deste acontecimento, Jacobina busca então, meios de recuperar e reconstruir sua identidade para conseguir atravessar aqueles dias de solidão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons