Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamilaCardosoDosSantos_tcc.pdf539,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Demanda do Santo Graal como modelo político feudo-vassálico
Autor(es): Santos, Camila Cardoso dos Santos
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Idade Média - história
Feudalismo
Vassalagem
Artur, Rei
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: SANTOS, Camila Cardoso dos Santos. A Demanda do Santo Graal como modelo político feudo-vassálico. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a obra A Demanda do Santo Graal, o manuscrito português do século XIII, sob uma perspectiva histórica. A proposta é investigar de que forma as relações de vassalagem e o modelo clerical de sacralização da sociedade laica estão presentes na narrativa por meio do discurso da lógica feudal cristã. Compreendendo a utilização do mito arturiano por grandes monarcas do período medieval como forma de legitimação do seu poder – devido à importância e força que a imagem do rei Artur apresenta – torna-se possível traçar paralelos entre a moral cristã, o poder régio e o enredo que apresenta o Santo Graal como condutor da novela de cavalaria.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons