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dc.contributor.advisorFeitosa, Fernando Barbelli-
dc.contributor.authorVera, Maria Carolina Rezende-
dc.identifier.citationVERA, Maria Carolina Rezende. Perspectivas da regulação econômica do transporte rodoviário de cargas: entre o livre mercado e a fixação de preços mínimos de frete. 2019. 169 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma inquietação quanto à restrição da liberdade do estabelecimento de preços de fretes no mercado brasileiro de transporte rodoviário de cargas, materializada por meio da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. O estudo inicia-se com uma apresentação de conceitos-chave e análises sobre a evolução normativa do transporte rodoviário de cargas e sobre as principais características do mercado nesse setor. Neste trajeto, foram expostas duas modalidades de regulação econômica estatal: a intervenção do Estado por meio da fixação de preços e a regulação econômica concorrencial. Enquanto a primeira caracteriza-se pelo viés intervencionista e se relaciona com a prestação de serviços públicos e o desenvolvimento de atividade econômica em sentido estrito pelo Estado; a segunda viabiliza a atuação estatal por meio da defesa da concorrência, utilizando-se do conceito de livre concorrência ora como princípio, ora como norma. Foram analisados os pressupostos e os limites constitucionais para a aplicação da regulação econômica estatal intervencionista e constatou-se que, o mercado de transporte rodoviário de cargas não apresenta imperfeições justificadoras da política de preços mínimos de fretes. Verificou-se que a regulação econômica estatal, via intervenção direta, no setor em questão, não encontra respaldo na teoria regulatória econômica estudada, uma vez que (i) não foram configuradas falhas de mercado autorizadoras da intervenção, (ii) os resultados obtidos com a intervenção não se coadunam com os princípios da livre iniciativa, da livre concorrência e da proteção do trabalho humano, e (iii) a regulação econômica concorrencial está apta a promover o controle de condutas e estruturas no mercado estudado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subject.keywordConcorrênciapt_BR
dc.subject.keywordRegulação econômicapt_BR
dc.titlePerspectivas da regulação econômica do transporte rodoviário de cargas : entre o livre mercado e a fixação de preços mínimos de fretept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T14:24:51Z-
dc.date.available2020-03-03T14:24:51Z-
dc.date.submitted2019-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23250-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is the result of a concern about the restriction of the freedom of the establishment of freight prices in the Brazilian road freight transport market, materialized through the National Policy of Minimum Floors of Road Freight Transport. The study begins with a presentation of key concepts and analyzes on the normative evolution of road freight transport and on the main characteristics of the market in this sector. In this way, two modalities of state economic regulation were exposed: the intervention of the State through the setting of prices and the competitive economic regulation. While the former is characterized by interventionist bias and is related to the provision of public services and the development of economic activity in a strict sense by the State; the second enables state action through the defense of competition, using the concept of free competition, either as a principle or as a norm. The assumptions and constitutional limits for the application of the interventionist state economic regulation were analyzed and it was verified that, the road freight transportation market does not present imperfections justifying the policy of minimum freight prices. It was verified that the state economic regulation, through direct intervention, in the sector in question, does not find support in the economic regulatory theory studied, since (i) there were no market failures authorizing the intervention, (ii) the results obtained with the intervention does not comply with the principles of free enterprise, free competition and protection of human labor, and (iii) competitive economic regulation is capable of promoting the control of conduits and structures in the market studied.pt_BR
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