Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliaPereiraDeOliveira_tcc.pdf917,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção e avaliação de um folder educativo sobre a dor na vacinação
Autor(es): Oliveira, Natália Pereira de
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Dor
Vacinação
Educação em saúde
Data de apresentação: 21-Jun-2018
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: OLIVEIRA, Natália Pereira de. Construção e avaliação de um folder educativo sobre a dor na vacinação. 2018. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivos: Construir um folder educativo destinado a pais e/ou responsáveis. Avaliar o conteúdo e aparência do material junto aos profissionais de saúde. Validar conteúdo de um material educativo sobre dor na vacinação em crianças a partir da percepção do profissional. Método: Estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, para construção do material educativo “Vacinar: com amor e menos dor”. Participaram 31 profissionais, entre eles 22 técnicos de enfermagem e 9 enfermeiros, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Executaram-se as entrevistas por meio do instrumento de coleta de dados, em seguida sendo feita a realização da análise de dados. Resultado: Identificou-se a aprovação do material educativo pelos participantes, por 29 (93,54%) dos profissionais e 2 (6,45%) não recomendaram, pois, ressaltaram a observação em que há atendimento de pessoas não alfabetizadas ou com dificuldade de leitura na unidade de saúde, assim o folder pode não ser eficaz para essa população em questão. Foi indicado algumas reformulações e encontrado déficit de conhecimento por parte dos profissionais frente a temática. Conclusão: A finalidade da construção do folder é proporcionar ao profissional um material que auxilie em sua pratica clínica e ser um instrumento de educação em saúde para os usuários. É viável o uso do folder como facilitador da transmissão de informação ao usuário, para que assim haja a autonomia em saúde e até mesmo a melhora da cobertura vacinal, visto que pode acarretar na redução das barreiras que levam os responsáveis a não realizar a vacinação das crianças.
Abstract: Objectives: To develop an educational folder for parental/guardians use. To evaluate the content and display of the material with health professionals. To evaluate the content of a educational material about pain during vacination in children from the perception of the professional. Methods: cross-sectional descriptive study with a quantitative approach, to develop of the educational material "Vacinate: with love and less pain". It has been participated 31 professionals, 22 nursing technitians and 9 nurses among them, after signing the Free and Permissive Term. The interviews were mase through the intrument of data collection, following the data analysis. Results: It was identified the approval of the educational material by the participants, being 29 (93,54%) pf the professionals and 2 (6,45%) didn't recommended it because they highlighted the fact that there is the appointment of illiterated or with difficulty to read in the health center, so that the folder might not be so effective to this specific population. It was indicated some reformulations and founded some lack of knowledge from the professionals about this theme. Conclusion: The purpouse of the development of this folder is to provide the professionals a material that helps them on their clinical practice and to have an instrument of health education to the users. It's viable the use of the folder as a facilitator to share information to the users, so that people can be autonomous about health and even improve the vacine coverage, seen that can result on reduction of the barriers that make guardians not to bring children to be vacinated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons