Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolineSouzaSaraivaFerreira_tcc.pdf204,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre os transtornos do espectro do autismo
Autor(es): Ferreira, Ana Caroline Souza Saraiva
Orientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Autismo
Transtorno do espectro autista
Estudantes universitários - Enfermagem
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: FERREIRA, Ana Caroline Souza Saraiva. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre os transtornos do espectro do autismo. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: Identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem de uma Universidade Pública sobre os transtornos do espectro do autismo. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado com estudantes de graduação em enfermagem do 8°, 9° e 10° semestre do curso de Enfermagem de uma Universidade Pública da Região Centro-Oeste. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável no período de novembro e dezembro de 2017, e, posteriormente submetidos à análise estatística de cunho descritivo. Resultados: Os resultados desta pesquisa apontam que os estudantes de enfermagem possuem conhecimento razoável sobre os transtornos autísticos, o qual apresenta fragilidades importantes principalmente em relação a alguns dos sintomas, etiologia e tratamento. Para tal, é relevante implementar algumas estratégias para abordar essa temática ainda na graduação como o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), já que os meios de comunicação foram referidos como a principal fonte de conhecimento dos participantes. Conclusão: Neste estudo observou-se que os estudantes de enfermagem apresentaram conhecimento razoável a respeito dos transtornos autísticos. É importante abordar os TEA ainda na graduação, levando em consideração sua prevalência e complexidade, para que, assim, os estudantes de enfermagem, futuros profissionais, tenham mais segurança e conhecimento para realizar um cuidado ético e baseado em evidências a essa população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons