Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaLopesSilva_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHargreaves, Lisa Minari-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Lopes-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Lopes. Inclusão e autonomia: o desenvolvimento de material didático adaptado para educandos não videntes. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe o desenvolvimento de um material didático adaptado, visando à construção e desenvolvimento das capacidades do educando não vidente do contexto da disciplina de Artes Visuais. O material didático proposto tem como objetivos proporcionar a autonomia, criar um ambiente de ensino inclusivo e estimular o processo motor e cognitivo do estudante deficiente visual, tornando sua produção artística mais livre e independente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.titleInclusão e autonomia : o desenvolvimento de material didático adaptado para educandos não videntespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T15:10:08Z-
dc.date.available2020-03-09T15:10:08Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23353-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of the current essay is to develop an adapted courseware, aiming to construct and develop the abilities of the blind student in the context of the Visual Arts discipline. The presented teaching material has the purpose of providing autonomy, creating an inclusive teaching environment and stimulating the motor and cognitive process of the visually impaired student, with the utmost objective of making their artistic production more free and autonomous.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.23353pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons