Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarisaAparecidaCostaPrudencio_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem e o contexto de sala de aula : apontamento sobre o ensino de arte
Autor(es): Prudêncio, Marisa Aparecida Costa
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Imagens, ilustrações, etc.
Linguagem visual
Percepção
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: PRUDÊNCIO, Marisa Aparecida Costa. A imagem e o contexto de sala de aula: apontamento sobre o ensino de arte. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo sobre a importância do uso das imagens como instrumentos pedagógico dentro das salas de aulas no ensino as artes visuais, ressaltando a relevância de se trabalhar a contextualização dos signos e a percepção visual do educando. Como proposta de estudo, abordamos a leitura de imagens do símbolo da marca Coca-Cola, a Fotografia Garota do Vietnã (1972) do Fotógrafo Huynh Cong, e a obra de René Magritte - Ceci n'est pas une pipe (1929). A metodologia utilizada foi o qualitativo de cunho exploratório, que auxiliou na aquisição dos resultados que apontam a necessidade de conscientização de se inserir a proposta triangular da Ana Mae dentro da proposta pedagógica na escola.
Abstract: This work is the result of a study on the importance of the use of images as pedagogical instruments within the classroom in teaching the visual arts, emphasizing the relevance of working the contextualization of the signs and the visual perception of the student. As the proposal for a study, we approached the reading of images of the symbol of Coca-Cola, Photography girl of Vietnam of Photographer Huynh Cong, and the work of René Magritte Museum - Ceci n'est pas une pipe. The methodology used was the qualitative exploratory that helped in acquisition of results that, indicate the need for awareness of entering the triangular proposal of Ana Mae inside the pedagogical proposal at school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, ,2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons