Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2341
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadoCarmoContiVazdeOliveira.pdf258,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da deficiência auditiva sobre a família
Autor(es): Oliveira, Maria do Carmo Conti Vaz de
Orientador(es): Gomes, Valícia Ferreira
Assunto: Surdez
Crianças com deficiência - família
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Maria do Carmo Conti Vaz de. O impacto da deficiência auditiva sobre a família. 2011. 49 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto sofrido pelos pais ao receberem o diagnóstico da deficiência auditiva do filho e verificar como se processa o enfrentamento dos problemas. Por meio de uma revisão de literatura e pesquisa de campo, procurou-se conhecer as expectativas dos futuros pais ao receberem a notícia da gravidez, compreender os sentimentos e as manifestações psicológicas dos pais de crianças com deficiência auditiva, investigar o papel dos profissionais que atuam junto às famílias de portadores de deficiência auditiva. Observou-se que a notícia de uma gravidez gera nos futuros pais um turbilhão de sentimentos positivos e negativos em relação à criança que vai nascer. A constatação do diagnóstico de deficiência auditiva provoca nos pais um grande impacto e causa mudanças na dinâmica da família, com alterações no relacionamento afetivo e uma redefinição de papéis, atitudes e valores. As principais fases pelas quais os pais passam no processo de aceitação são: negação, resistência, afirmação e aceitação. Tais fases, mostram-se ricas na expressão de sentimentos sobre a deficiência auditiva, em relação aos momentos vividos nesta época. Os resultados deste estudo confirmam a importância das relações de confiança e de parcerias entre os pais dos deficientes e os profissionais que os atendem. Foi possível levantar fatores importantes para o desenvolvimento do trabalho técnico, que os profissionais podem lidar de forma saudável, ao conhecer melhor os sentimentos e as reações dos pais. Deste modo, podem atuar como suporte e encorajamento para esses pais na superação de suas dificuldades ante a deficiência de seu filho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2341
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons