Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarceloRicardoSozaAlvarez_tcc.pdf2,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da comunidade no Conselho de Segurança do Varjão : uma analise a partir de Lucia Dammert
Autor(es): Soza Álvarez, Marcelo Ricardo
Orientador(es): Prando, Camila Cardoso de Mello
Assunto: Participação social
Comunidade - organização
Distrito Federal (DF) - segurança pública
Segurança pública
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 30-Mar-2020
Referência: SOZA ÁLVAREZ, Marcelo Ricardo Soza. A participação da comunidade no Conselho de Segurança do Varjão: uma analise a partir de Lucia Dammert. 2019. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a participação da comunidade no Conselho de Segurança. Busca-se entender como ela se consolidou, qual a importância da comunidade em assumir a responsabilidade conjunta com os órgãos de governo nas políticas de prevenção do crime e da violência, e os desafios e limites enfrentados no Conselho em estudo. Para isso, utiliza-se a técnica como técnica de coleta de dados de entrevistas semiestruturadas com o senhor Dr. Joao Guilherme M. Carvalho membro da Assessoria de Secretaria de Segurança Pública do D.F.; Johaben Camargo, Chefe de gabinete da Região Administrativa XXIII do Governo do Distrito Federal; Angélica Brito Machado A tenente da Polícia Militar do Distrito Federal; e Fernanda Costa de Souza a Vice Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Varjão, com a perspectiva analítica referenciada nas reflexões de Lucia Dammert. Assim, pretende-se apresentar quais os desafios e limites que o Conselho vem enfrentando, bem como quais as possíveis perspectivas de solução a curto e longo prazo.
Resumén: Este trabajo tiene como finalidad presentar un análisis sobre el comportamiento del Concejo Comunitario de Seguridad del Varjão, relacionada a las políticas de prevención al crimen y violencia, además de hacer una retrospección sobre la participación comunitaria en este tipo de políticas públicas, y como ésta se fue consolidando de manera paulatina en las sociedades modernas; estudiaremos también sobre la importancia de la comunidad cuando asume una responsabilidad conjunta con la administración gubernamental, y de cómo éstos vienen encarando el crimen y la violencia. Traeremos también un análisis comparativo con base en el aprendizaje de la autora Lucia Dammert en relación a la participación comunitaria; además de, hacer un estudio de campo sobre la forma de como la comunidad del Varjão se comportó en este último tiempo dentro do CONSEG/RA, cuáles son los problemas y falencias que viene atravesando y por último establecer las perspectivas a futuro con algunas probables soluciones al problema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons