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Título: Núcleo de Prática Jurídica da UnB : uma alternativa a democratização do acesso à justiça para hipossuficientes
Autor(es): Santos, Ricardo Fideles dos
Orientador(es): Lima, Suzana Borges Viegas de
Assunto: Acesso à justiça
Assistência judiciária
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 1-Abr-2020
Referência: SANTOS, Ricardo Fideles dos. Núcleo de Prática Jurídica da UnB: uma alternativa a democratização do acesso à justiça para hipossuficientes. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A alteração curricular trazida pela Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994 emitida pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, que tinha como objetivo proporcionar uma melhor formação dos profissionais da área jurídica, determinou a criação dos Núcleos de práticas jurídicas nas Instituições de Ensino Superior que ofertam formação em Direito. O objetivo desse trabalho é demonstrar de que forma os Núcleos de Práticas Jurídicas, com foco no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Brasília (NPJ/UnB), vêm se tornando lugares que possibilitam a democratização do acesso à justiça à medida que se propõem a prestarem assistência e assessoria jurídica a pessoas Hipossuficientes. Mesmo com a previsão constitucional determinando que o Estado deva prestar essa assistência de forma integral e gratuita muito ainda precisa ser realizado no sentido de tornar essa garantia efetiva para pessoas que possuem poucos recursos. Por tal motivo, essas pessoas acabam buscando um caminho alternativo para as auxiliarem na resolução dos conflitos nos quais se encontram envolvidas e que necessitem de intervenção estatal recorrendo assim a assistência prestada pelos Núcleos de Práticas Jurídicas. É apresentado ainda tanto o conceito como o processo de evolução do acesso à justiça nos países ocidentais como também a definição de hipossuficiente e a forma como é feita essa categorização.
Abstract: The curricular change brought by ministerial Ordinance No. 1,886 of December 30, 1994 issued by the National Education Council of the Ministry of Education, which aimed to provide better training of law professionals, has determined the creation of the Centers of Legal Practice in Higher Education Universities that offer Law teaching. The objective of this work is to demonstrate how the Centers of Legal Practice, focusing on legal practices implementedat the University of Brasília, have become places that allow the democratization of access to justice as they propose to provide assistance and legal advice to hyposufficient people. Even with the Constitution determining that the State should provide this assistance in an integral and free way, much still needs to be done in order to make this forecast effective for people with few resources. For this reason, these people seek an alternative way to assist them in solving their conflicts, with due State intervention, often using centers of legal practice. Briefly, both the concept and the process of evolution of access to justice in Western countries are presented, as well as the definition of hyposufficient people and how this categorization is made.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
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