Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RodrigoAguiarWanderley_tcc.pdf378,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A necessidade de deliberação do Conselho de Sentença no Tribunal do Júri e regras de julgamento
Autor(es): Wanderley, Rodrigo Aguiar
Orientador(es): Pereira, Paula Pessoa
Assunto: Tribunais do júri
Júri
Direito penal
Julgamentos (Direito)
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 1-Abr-2020
Referência: WANDERLEY, Rodrigo Aguiar. A necessidade de deliberação do Conselho de Sentença no Tribunal do Júri e regras de julgamento. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho explora a deliberação no Tribunal do Júri e as regras de votação para o veredito. Em um primeiro capítulo, faz-se uma análise de alguns dos princípios que norteiam o Tribunal do Júri no Brasil: a presunção de inocência, a incomunicabilidade dos jurados e o sigilo dos vereditos. Em seguida, defende-se que o Tribunal do Júri é uma instituição deliberativa que tem como função descobrir e decidir sobre fatos e aponta-se pontos positivos que a deliberação traz para a qualidade das decisões proferidas pelos jurados. Por fim, apresenta-se um debate sobre as vantagens e desvantagens das regras decisórias como a maioria simples, a unanimidade, a supermaioria e assimetria, concluindo com uma sugestão de modelo a ser adotado.
Abstract: This study explores the deliberation in the jury aswell as decision rules for a veredicto. At first, an annalyse is done about some of the principles that guide the jury in Brazil: the presumption of innocence, the incommunicability of jurors and the secrecy of veredicts. Following, it is supported a view of the jury as a deliberative democratic institution that has the function of discovering and deciding about facts and point positive aspects that deliberation brings to the quality of the juror’s decision. In the end, it is brought a debate about advantages and disadvantages of decision rules such as majority, unanimity, supermajority and assimetry, concluding with a suggestion of a model to be adopted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons