Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizGomesBernardoDias_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A repatriação do canhão paraguaio El Cristiano : 2010 a 2016
Autor(es): Dias, Beatriz Gomes Bernardo
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Repatriação de bens
Museu Histórico Nacional
Patrimônio cultural
Brasil - relações exteriores
Paraguai - relações exteriores
Data de apresentação: 13-Dez-2018
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: DIAS, Beatriz Gomes Bernardo. A repatriação do canhão paraguaio El Cristiano: 2010 a 2016. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda a repatriação de bens culturais. Para tal, apresentamos o caso do canhão El Cristiano, expoente da Guerra do Paraguai que atualmente integra o acervo do Museu Histórico Nacional – MHN, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN e requerido pelo Paraguai. Entende-se que o debate sobre repatriação de bens ligados ao patrimônio cultural abrange dimensões políticas, técnicas, éticas, legais e culturais. Buscou-se o embasamento em bibliografia sobre o tema, assim como fez-se uma análise documental do processo administrativo que sustentou o pedido de manutenção do canhão no Brasil. Isto com vista à elaboração de subsídios argumentativos de repatriação ou não do canhão. Como aporte teórico, nos apropriamos das discussões de Alberti (2005), Castro (2012) e Rabello (2015), dentre outros. Como resultados alcançados, apontamos que falta, por parte do Brasil, um posicionamento mais claro a respeito do caso do canhão El Cristiano o que reflete como são tratadas, institucionalmente, questões relacionadas ao patrimônio e sua preservação.
Resumén: En esta investigación se aborda la repatriación de bienes culturales, para el mismo, presentamos el caso del cañón El Cristiano, exponente de la Guerra del Paraguay que actualmente integra el acervo del Museo Histórico Nacional - MHN, tumbado por el Instituto del Patrimonio Histórico Nacional - IPHAN y requerido por el Paraguay. Se entiende que el debate sobre la repatriación de bienes relacionados al patrimonio cultural abarca dimensiones políticas, técnicas, éticas, legales y culturales. Se busca el levantamiento de una base teórica con miras a contribuir a la creación de subsidios argumentativos de repatriación o no del cañón. Como aporte teórico, nos apropiamos de las discusiones de Alberti (2005), Castro (2012) y Rabello (2015), entre otros. Se espera que podamos construir una bibliografía de consulta tanto en el caso El Cristiano, como para casos similares. Como resultados alcanzados, señalamos que falta, por parte de Brasil, un posicionamiento más claro respecto al caso del cañón El Cristiano y refleja como son tratadas, institucionalmente, cuestiones relacionadas on el patrimonio y su preservación.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons