Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunaLuisaAragaoGomes_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Material educativo em foco : uma análise de políticas públicas e tendências pedagógicas na relação entre museu e educação
Autor(es): Gomes, Bruna Luísa Aragão
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museus - aspectos educacionais
Museus e escola
Programa Nacional de Educação Museal (PNEM)
Material didático
Políticas públicas - cultura
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 13-Dez-2018
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: GOMES, Bruna Luísa Aragão. Material educativo em foco: uma análise de políticas públicas e tendências pedagógicas na relação entre museu e educação. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender em que medida as politicas públicas para educação e cultura e as tendências pedagógicas mais hegemônicas no Brasil colaboram para a elaboração dos materiais educativos dos museus. A intenção foi a de identificar nas políticas públicas brasileiras para educação e cultura elementos que norteiam as práticas educativas nos museus bem como a relação entre museu e escola. A partir da listagem de tais documentos, foi analisado como é entendida essa relação entre educação, concepções pedagógicas, e museus assim como a materialização dessa relação quando da elaboração de materiais didáticos pelos museus. Esse processo de identificação e análise foi realizado através de análise documental e análise de sites de museus do IBRAM no que diz respeito ao educativo e materiais pedagógicos disponibilizados virtualmente. Através dessa pesquisa foi possível identificar que os museus na sua prática educativa adquiriram características escolares, que os museus utilizam diferentes concepções pedagógicas influenciadoras em seus materiais didáticos e que existe uma grande defasagem quanto à comunicação do educativo nos endereços eletrônicos das instituições museais.
Abstract: This research sought to understand to what extent the public policies of education and culture and the most hegemonic pedagogical tendencies in Brazil collaborate in the elaboration of the educational materials of the museums. The intention was to identify in Brazilian public policies for education and culture elements that guide educational practices in museums as well as the relationship between museum and school. From the list of such documents, it was analyzed how this relationship between education, pedagogical conceptions, and museums is understood, as well as the materialization of this relation when the teaching materials are elaborated by museums. This process of identification and analysis was done through documentary analysis and analysis of museum sites of IBRAM (Brazilian Institute of Museums), regarding the educational and virtual materials available. Through this research it was possible to identify that the museums in their educational practice acquired school characteristics, that the museums use different pedagogical conceptions influencing in their didactic materials and that there is a great delay as far as the communication of the educative in the electronic addresses of the museums institutions.
Resumén: Esta investigación buscó comprender en qué medida las políticas públicas para educación y cultura y las tendencias pedagógicas más hegemónicas en Brasil colaboran para la elaboración de los materiales educativos de los museos. La intención fue la de identificar en las políticas públicas brasileñas para educación y cultura elementos que orientan las prácticas educativas en los museos así como la relación entre museo y escuela. A partir de la lista de tales documentos, se analizó cómo se entiende esa relación entre educación, concepciones pedagógicas, y museos así como la materialización de esa relación cuando la elaboración de materiales didácticos por los museos. Este proceso de identificación y análisis fue realizado a través de análisis documental y análisis de sitios de museos del IBRAM en lo que se refiere al educativo y materiales pedagógicos disponibles virtualmente. A través de esta investigación fue posible identificar que los museos en su práctica educativa adquirieron características escolares, que los museos utilizan diferentes concepciones pedagógicas influenciadoras en sus materiales didácticos y que existe un gran desfase en cuanto a la comunicación del educativo en las direcciones electrónicas de las instituciones museales.
Résumé: Cette recherche cherchée pour comprendre dans cela les a mesurés politisent le public pour l'enseignement (éducation) et la culture et les tendances hegemônicas plus pédagogique au Brésil, ils collaborent pour l'élaboration des matériaux didactiques des musées. L'intention était celui d'identification dans la politique publique brésilienne pour l'enseignement(éducation) et les éléments de culture qui orientent les pratiques éducatives dans les musées aussi bien que la relation entre le musée et l'école. En commençant de la liste(cotation) de tels documents, il a été analysé comme que la relation est comprise(supposée) parmi l'enseignement(éducation), des conceptions pédagogiques et des musées aussi bien que la matérialisation de cette relation quand de l'élaboration de matériels(matières) didactiques pour les musées. Ce processus d'identification et d'analyse a été réalisé au moyen d'une analyse documentaire et d'une analyse des sites de musées de l'IBRAM en ce qui concerne le matériel éducatif et pédagogique mis à disposition. Grâce à cette recherche, il a été possible d'identifier que les musées acquéraient, dans leur pratique pédagogique, les caractéristiques de l'école, qu'ils utilisaient différentes conceptions pédagogiques influençant leurs matériels didactiques et qu'il y avait un grand retard dans la communication du éducatif dans les adresses électroniques des institutions des musées.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons