Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorConsidera, Andréa Fernandes-
dc.contributor.authorCastro, Janiane Aparecida de Oliveira-
dc.identifier.citationCASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é demonstrar como o Museu Afro Brasil, Museu do Café e Museu de Arte de São Paulo buscaram alternativas para conseguir uma sustentabilidade financeira. Por muitos anos, permeou uma ideia equivocada de que os Museus teriam que se manter afastados da economia cultural. Os conceitos trabalhados abordam gestão museológica, marketing cultural, políticas culturais e economia cultural. Os dados da pesquisa foram coletados nos relatórios anuais de atividades, relatório de prestação de contas, contrato de gestão e visita técnica aos museus. A opção foi por analisar os dados durante os anos de 2013 a 2018 para averiguar melhor a realidade dos museus presentes nesta pesquisa. O resultado foi que os museus nos últimos cinco anos passaram por algumas dificuldades financeiras, mas conseguiram se reerguer. A pesquisa exemplifica alguns resultados satisfatórios sobre o aprimoramento da economia cultural brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - administraçãopt_BR
dc.subject.keywordMarketing culturalpt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.subject.keywordPolítica culturalpt_BR
dc.titleGestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Cafépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T18:35:43Z-
dc.date.available2020-04-03T18:35:43Z-
dc.date.submitted2019-08-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23597-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this inquiry is to demonstrate like the Museu Afro Brasil, Museu do Café and Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand they looked for alternatives to get a financial sustainability. For many years, it permeated a mistaken idea from which the Museums would have to remain removed from the cultural economy. The worked concepts board management museological, cultural marketing, cultural policies and cultural economy. The data of the inquiry were collected in the annual reports of activities, report of installment of count and contract of management. The option was because of analysing the data during the years from 2013 to 2018 for better opinion to fact of the present museums this inquiry. The result was that the museums in the last five years suffered some financial difficulties, but they managed to re-rise. The inquiry exemplifies some satisfactory results on the improvement of the brazilian cultural economy.pt_BR
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons