Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuisaManciniGoes_tcc.pdf999,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor cultural no campo do patrimônio imaterial : problematizando o registro do Clube do Choro de Brasília
Autor(es): Góes, Luisa Mancini
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Patrimônio imaterial
Patrimônio cultural
Música
Clube do Choro de Brasília
Choro - música - Brasília (DF)
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: GÓES, Luisa Mancini. O valor cultural no campo do patrimônio imaterial: problematizando o registro do Clube do Choro de Brasília. 2019. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho consiste em uma reflexão a respeito do valor cultural no campo do Patrimônio Cultural Imaterial, tendo como estudo de caso a patrimonialização do Clube do Choro de Brasília pelo Governo do Distrito Federal e as interações sociais em torno do gênero musical em questão na capital federal. Objetivando problematizar o processo de Registro do bem cultural em foco, identificar os componentes de seu valor cultural na perspectiva de seus produtores/detentores/fruidores e analisar se este pode ser, de fato, considerado um patrimônio ou se o bem cultural a ser patrimonializado seria, na realidade, a Roda de Choro, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os chorões e choronas da localidade. Estas, por sua vez, apontaram para uma inadequação do Registro do Clube na categoria de Formas de Expressão, bem como para a ausência de consenso entre essas pessoas a respeito deste ser ou não um patrimônio. Evidenciou-se a relevância da Roda de Choro enquanto prática cultural em que essa comunidade se expressa musicalmente.
Abstract: The present project consists of a reflection on cultural value in the field of Intangible Cultural Heritage, having as case study the registration of the Choro Club of Brasilia by the Government of the Federal District and the social interactions around the musical genre called choro in the city. Aiming to problematize the process of registration of the cultural object in focus, identify the components of its cultural value from the perspective of its community and analyze whether it can in fact be considered an Intangible Herritage or if Herritage to be registered would, in reality, be the Roda de Choro, semi-structured interviews were carried out with the local chorões and choronas. These revealed an inadequacy of the Club being registered in the category of Forms of Expression, as well as to the lack of consensus among these people as to whether or not it is a Herritage. The relevance of the Roda de Choro was demonstrated as a cultural practice in which this community expresses itself musically.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons