Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeninAndradeDeSousaCerqueira_tcc.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de otimização para supressão de portadora e casamento de impedância para front-end RF de RFID
Autor(es): Cerqueira, Lenin Andrade de Sousa
Orientador(es): Rondineau, Sébastien Roland Marie Joseph
Assunto: Identificação por radiofrequência (RFID)
Radiofrequência
Data de apresentação: 3-Abr-2019
Data de publicação: 14-Abr-2020
Referência: CERQUEIRA, Lenin Andrade de Sousa. Sistema de otimização para supressão de portadora e casamento de impedância para front-end RF de RFID. 2019. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Quando são usadas etiquetas passivas para identificação por radiofrequência, é necessário que a leitora transmita uma portadora constante durante a comunicação para garantir uma energização suficiente para essa etiqueta se manter operacional. Portanto, essa portadora de alta potência é associada a ruídos que limitam a sensibilidade e, consequentemente, o intervalo de leitura possível. Este projeto propõe uma maneira de cancelar essa portadora na leitora. Quando se trata de aplicações na faixa de frequências muito altas geralmente o receptor é isolado do transmissor fazendo uso de elementos diretivos como circuladores ou acopladores direcionais. Sabendo que as etiquetas se tornam mais sensíveis a fim de melhorar a faixa de leitura, um isolamento relativamente pobre de 20dB –30dB limita a leitura dessa etiqueta. Uma maneira de otimizar essa separação dos canais de transmissão e recepção de um acoplador direcional é manipulando a impedância da porta não utilizada com o intuito de gerar um sinal que se cancele com o sinal da portadora. Neste projeto foi utilizado circuito de casamento de impedância fazendo uso de capacitores controlados digitalmente. A vantagem dessa solução é a possibilidade de realizar mudanças no sistema a qualquer momento com um controlador a fim de minimizar o vazamento da portadora e as perdas nos sinais de transmissão.
Abstract: In ultra high frequency radio frequency identification systems the receiver is usually isolated from transmitter by a circulator or directional coupler. To trigger passive RFID tags, the reader need to transmit a constant carrier during communication to ensure enough power for the tag to operate normally. However, the carrier high power with is associated with noise that limits the receiver sensitivity and, hence, the possible reading range. Since tags become more sensitive in order to improve reading distance, the relatively poor isolation of 20dB – 30dB limits the tag to reader link. A way to improve a directional coupler’s isolation is to mismatch the unused port to generate a carrier canceling signal. In this paper an impedance network using digitally tunable capacitors is proposed. The advantage of this solution is that changes in the system can be recalibrated at any time by a controller to minimize carrier leakage.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Eletrônica, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons