Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarceloPereiradosSantos.pdf315,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar de alunos cadeirantes : uma questão de acessibilidade
Autor(es): Santos, Marcelo Pereira dos
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Educação inclusiva
Pessoas com deficiência física
Acessibilidade
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SANTOS, Marcelo Pereira dos. A inclusão escolar de alunos cadeirantes: uma questão de acessibilidade. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Assegurar, na prática, o direito de todo e qualquer cidadão brasileiro a uma educação de qualidade é um grande desafio para toda a sociedade brasileira. Neste contexto, o presente estudo procurou abordar a temática da acessibilidade arquitetônica, como indispensável para a construção de uma escola efetivamente inclusiva para os alunos com deficiência física, que fazem uso de cadeiras de rodas. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em escola pública regular do município de Alexânia – GO, por meio da aplicação de entrevistas a 17 profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores e diretor. Os resultados apontam para a necessidade de se operacionalizar, na prática, as adaptações arquitetônicas que garantam acessibilidade a todos os alunos cadeirantes que estudam na referida escola, garantindo a eles e a todos os que ainda virão uma educação menos excludente e com a qualidade merecida e necessária.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons