Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianeMartinsSilvaDutra.pdf257,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do deficiente visual no ensino regular
Autor(es): Dutra, Eliane Martins Silva
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Pessoas com deficiência visual
Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: DUTRA, Eliane Martins Silva. A inclusão do deficiente visual no ensino regular. 2011. 42 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho aborda o tema inclusão do deficiente visual no ensino regular, em uma escola, na rede regular de ensino de Ipatinga-MG. O objetivo desse trabalho foi oportunizar reflexões e caminhos possíveis para a qualificação prática e teórica da inclusão do deficiente visual. Tendo em vista a importância do tema e a necessidade em saber lidar com a diversidade na escola é que se propôs uma pesquisa qualitativa descritiva para identificar o que pensam os professores que trabalham nesta Escola sobre a inclusão de alunos com deficiente visual Investigouse as metodologias e estratégias de ensino, os aspectos facilitadores e dificultadores encontrados pelos professores e sobre a importância da parceria escola-família na inclusão de crianças com deficiente visual. Para embasamento teórico fez-se estudo de vários autores dentre eles Barraga (1986), Martin (2003), Conde (2010), Sá (2010) e Maciel e Raposo (2010) entre outros. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que foram respondidos por 08 professores (A1,A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8). Os dados coletados foram consolidados e analisados a partir do diálogo com os autores. A partir dos dados foi possível conhecer os professores, suas ansiedades e suas limitações. Ansiedade pela busca de capacitação e valorização, desmotivados pelas falta de apoio, e condições de trabalho e outros fatores pertinentes aos alunos com necessidades especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2368
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons