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dc.contributor.advisorPicinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho-
dc.contributor.authorAlves, Júlia Costa-
dc.identifier.citationALVES, Júlia Costa. Conhecimento dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental 1 sobre respiração oral antes e após programa de orientação fonoaudiológica. 2018. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Verificar o conhecimento dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1 sobre as causas, consequências e prevenções da respiração oral, assim como verificar a eficácia do programa de orientação fonoaudiológica com o respectivo público. Método: O estudo é de caráter observacional, transversal, analítico. Participaram da pesquisa 958 estudantes (479 meninos-50% e 479 meninas-50%), com idade média de 8 anos. O estudo foi dividido em quatro fases, sendo estas: 1) seleção das escolas que participaram da pesquisa; 2) aplicação do questionário pré-programa de orientação fonoaudiológica; 3) realização do programa de orientação fonoaudiológica sobre a respiração oral; 4) aplicação do questionário pós-programa. Os dados foram tabulados e para comparação estatística entre os questionários pré e pós programa foi utilizado o teste de McNemar. A comparação entre a média geral das respostas corretas, como também a comparação intra-grupos, ocorreu por meio do teste t-Student pareado. Todas as análises foram realizadas com o auxílio do software R, versão 3.4.1. Para as comparações adotou-se o nível de significância de 5%. Resultados: Houve diferença significativa na comparação entre os questionários pré e pós programa (p<0,05) para todas as questões abordadas. Conclusões: Os conhecimentos dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1 sobre a respiração oral são ampliados após a aplicação do programa de orientação fonoaudiológica lúdico, o que se mostrou eficaz para conscientizá-los sobre as causas, consequências e prevenções da respiração oral, sendo importantes as ações de promoção e prevenção de saúde com o respectivo público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRespiração bucalpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde e higienept_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.titleConhecimento dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental 1 sobre respiração oral antes e após programa de orientação fonoaudiológicapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of early childhood education and elementary education students about oral breathing before and after a program of speech-language therapy guidancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-23T22:10:50Z-
dc.date.available2020-04-23T22:10:50Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23731-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: To verify the knowledge of the students of early childhood education and elementary education about causes, consequences and preventions of oral breathing, as well as to verify the effectiveness of the speech-language therapy guidance program with this public. Method: 958 students (479 boys-50% and 479 girls-50%) participated in the research, with an average age of 8 (eight) years. The study was divided into four phases: 1) selection of the schools that participated in the research; 2) application of pre-programming survey of speech-language therapy guidance; 3) accomplishment of the speech-language therapy guidance program on oral breathing; 4) application of the survey post program. The data was tabulated and the McNemar test was used for the statistic comparison between pre and post program surveys. The comparison between the general average of correct answers, as well as the intragroup comparison, occurred by paired t-Student test. All the analyses were made by the help of software R, 3.4.1 version. For the comparisons, the significance level of 5% was the level adopted. Results: There was a significant difference in the comparison between the pre and post program surveys (p <0.05) for all the questions addressed. Conclusions: The knowledge of students in early childhood education and elementary education on oral breathing are amplified after the application of a playful program of speech-language therapy guidance, which has proved to be effective to raise awareness about the causes, consequences and preventions of oral breathing, showing how important are the actions of promotion and prevention of health with the respective public.pt_BR
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