Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23769
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WedylonDaCostaRabelo_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorArraes, Virgílio Caixeta-
dc.contributor.authorRabelo, Wédylon da Costa-
dc.identifier.citationRABELO, Wédylon da Costa. A bossa nova: uma representação cultural do Brasil nos Estados Unidos. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar a entrada e a assimilação do gênero da Bossa Nova nos Estados Unidos da América a partir de 1960, e através da carreira de compositores, músicos, e dos trabalhos por eles elaborados que alcançaram os Estados Unidos, descrever os impactos que o gênero causou na arte norte-americana. Além disso, a recepção e a crítica da mídia norte-americana será o referencial para ser ter a dimensão da receptividade que a Bossa Nova adquiriu nos Estados Unidos na década de 60. Um trabalho voltado principalmente no campo da música, um diálogo entre a Bossa Nova e a música estadunidense, o jazz, sobretudo, e através dessa relação buscar estabelecer a imagem de Brasil que a Bossa Nova consolidou na cultural norte-americana, por meio das letras das canções, e outras manifestações artísticas da época relacionados a Bossa Nova.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBossa novapt_BR
dc.subject.keywordMercado musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.titleA bossa nova : uma representação cultural do Brasil nos Estados Unidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T22:49:48Z-
dc.date.available2020-04-27T22:49:48Z-
dc.date.submitted2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23769-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the access and assimilation of Bossa Nova genre in the United States of America from 1960 and through of the career of song writers, musicians as well as works made by them that reached the United States, describe the effects that the genre caused in the North American art. Besides, the reception and the North American media criticize will be the guideline to understand the dimension of the acceptance that Bossa Nova acquired in the United States in the 60’s. This work is focused in the course of music, in a dialogue between Bossa Nova and American music, mainly the jazz. Because of this relationship, this work will establish the image of Brazil that Bossa Nova build up in the North American culture through the song’s lyrics and others manifestations of that time also associated to this music genre.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons