Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanilloDeSouzaSantos.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Administração de processos e operações em micro empresas de turismo do DF : análise de desempenho competitivo
Autor(es): Santos, Danillo de Souza
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Turismo
Micro e pequenas empresas
Gestão de processos
Data de apresentação: 2-Jul-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: SANTOS, Danillo de Souza. Administração de processos e operações em micro empresas de turismo do DF: análise de desempenho competitivo. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, através da análise de processos organizacionais em agências de turismo, as principais lacunas que impedem ou dificultam a obtenção de maior desempenho competitivo em microempresas de turismo, evidenciando indicadores que facilitem a prospecção de formas de otimizar as atividades internas de agências de turismo, além de identificar possíveis forças e fraquezas na aplicação de processos e operações das empresas de turismo, analisando os possíveis impactos da gestão de processos no desempenho competitivo das microempresas de turismo do Distrito Federal, isto tudo através de um estudo de caso, exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Nos resultados obtidos foram constatados que a tarefa de se tornar mais competitivo, ou mesmo de manter-se, está relacionada à capacidade das agências de gerirem e criarem alternativas de otimização para potencializar seus processos e operações, e que apesar da segmentação estudada ser o turismo, os resultados e corroborações podem vir a ser aplicadas em outros âmbitos e outros tipos de mercado, compreendendo sempre as limitações oriundas da decadência do mercado estudado, bem como mudanças no paradigma do varejo tradicional para o e-commerce.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.