Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FelipeHenriqueAlvesDeCarvalho.pdf340,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes da estrutura de capital das empresas listadas na B³ nos períodos pré, durante e pós crise de 2014
Autor(es): Carvalho, Felipe Henrique Alves
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Estrutura de capital
Crise econômica
Empresas - finanças
Risco (Economia)
Data de apresentação: 3-Nov-2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: CARVALHO, Felipe Henrique Alves. Determinantes da estrutura de capital das empresas listadas na B³ nos períodos pré, durante e pós crise de 2014. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A crise econômica brasileira de 2014 foi a mais forte desde o término da segunda guerra mundial (OREIRO, 2017). O período foi marcado por fortes intervenções governamentais na economia (BARBOSA FILHO, 2017) e medidas macroeconômicas equivocadas, (PAULA; PIRES, 2017). No período entre 2013 e 2016, o Brasil transformou um superávit primário de 2% do PIB em déficit superior a 3% do PIB. A época foi marcada por incerteza dos investidores em relação ao futuro do país. Este estudo investiga as determinantes da estrutura de capital das empresas listadas na B³ nos períodos pré, durante a pós crise econômica de 2014. As variáveis escolhidas para análise foram: endividamento contábil, rentabilidade, risco do negócio, tamanho da firma, tangibilidade e oportunidade de crescimento. Também foram adicionadas variáveis dummies, representando os setores da economia. Para a análise, utilizou-se dados em painel, considerando os efeitos fixos e efeitos aleatórios. Como resultado, as variáveis rentabilidade e risco se mostraram estatisticamente significantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.