Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarlosAngeloSilvaQuirino.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do uso, descarte e reciclagem de folhas de papéis utilizadas nos ministérios
Autor(es): Quirino, Marlos Angelo Silva
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Meio ambiente
Reciclagem de papel
Resíduos de papel
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: QUIRINO, Marlos Angelo Silva. Análise do uso, descarte e reciclagem de folhas de papéis utilizadas nos ministérios. 2018. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O uso de folhas de papel em organizações públicas e privadas é uma conduta comum desde o início dessas organizações. Contudo, esse consumo aumentou de modo descontrolado com o passar dos anos, chegando a um nível exorbitante. Normas e Leis vêm sendo implementadas com objetivos de controlar e reduzir o consumo de alguns materiais dentro das organizações, inclusive as folhas de papel. No entanto, constata-se que, em alguns órgãos, mesmo sob o regime de leis de incentivos, ainda há um uso e descarte descontrolado de folhas de papel. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o uso, o descarte e as normas vigentes nos ministérios brasileiros quanto a folhas de papel. Foi realizada uma pesquisa através do uso de questionário com colaboradores dos mais diversos ministérios, para avaliar se nos ministérios onde os entrevistados estão lotados há programas de incentivo à redução de papel, sistemas eletrônicos, como ocorre a separação e reciclagem de papel, entre outros questionamentos. Por se tratar de órgãos da Administração Federal, os ministérios foram escolhidos para pesquisa devido à representatividade que os mesmos possuem para os demais órgãos governamentais. Com base nos dados coletados, concluiu-se que atualmente, nos ministérios há sistemas eletrônicos que colaboram com a diminuição do uso de folhas de papel, embora os mesmos precisem de adaptações e melhorias quanto à usabilidade seguido de programas de incentivo ao não uso de papel.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.23812
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.