Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PauloHenriqueBragadeLima.pdf936,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aqui Tem Farmácia Popular e Unidades Básicas de Saúde : uma análise comparativa entre o nível de serviço logístico desses programas na visão de seus usuários no Distrito Federal
Autor(es): Lima, Paulo Henrique Braga de
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Medicamentos - administração
Farmácia Popular
Unidade Básica de Saúde
Logística
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: LIMA, Paulo Henrique Braga de. Aqui Tem Farmácia Popular e Unidades Básicas de Saúde: uma análise comparativa entre o nível de serviço logístico desses programas na visão de seus usuários no Distrito Federal. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tratou de duas políticas públicas de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde, quais sejam: a política das Unidades Básicas de Saúde e a política do programa Aqui tem Farmácia Popular. Neste sentido, as linhas que se seguiram tiveram como objetivo comparar as duas políticas em relação ao nível de serviço da dispensação de medicamentos para os pacientes, buscando entender quais das políticas melhor atende o cidadão se a público-privada ou o programa apenas de caráter público. De viés quantitativo, a coleta de dados se deu com base em questionário estruturado aplicado aos usuários que recebem os medicamentos, disponibilizado por e-mail. Os resultados apontam que há diferença entre o nível de serviço percebido entre os usuários das duas farmácias sendo os quesitos com maior diferença rapidez no atendimento e nível de estoque de medicamentos. Por outro lado, quanto ao nível serviço esperado, há pouca diferença entre os usuários dos dois programas, apontando que os clientes cidadão têm desejos próximos quanto à dispensação de medicamentos, sendo as dimensões mais importantes à distância e a gratuidade. Por fim, os resultados mostram que há uma diferença entre o nível de serviço logístico oferecido pelas duas farmácias, uma vez que, o gap entre nível de serviço esperado e percebido pelos pacientes foi maior na Unidade Básica de Saúde que no programa Aqui tem Farmácia Popular. Assim, o nível de serviço logístico do programa Aqui tem Farmácia Popular e maior em comparação com o serviço das Unidades Básicas de Saúde em relação à dispensação de medicamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.23819
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.